CARATINGA (MG) - Com a presença de milhares de pessoas, Dom Juarez Delorto Secco tomou posse, neste sábado, 17/02, como o sétimo bispo da Diocese de Caratinga. A cerimônia aconteceu na Catedral de São João Batista, com a presença de mais de 25 bispos e 150 padres e caravanas das paróquias de toda a região.
O rito de posse foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. A cerimônia também contou com do cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que acolhia até então o Dom Juarez como bispo auxiliar na Arquidiocese do Rio de Janeiro. O novo bispo é natural de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo.
Numa belíssima cerimônia, o povo católico acolheu o novo bispo. Em sua mensagem no final da celebração, Dom Juarez falou da missão na Diocese de Caratinga. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Deus pelo dom da vocação! Acho que é muito importante na nossa vida a gratidão, agradecer a Deus por tudo que ele faz na vida da gente. E a vocação é o chamado de Deus. A gente não escolhe, mas é chamado por Deus. E a gente responde o sim, o chamado é amoroso, o sim também tem que ser com muito amor, com muita dedicação. Então é com esse sim que eu venho para Caratinga. Sempre disse sim a Deus em todos os sentidos, desde quando era pároco e depois também como bispo. Então essa importância de sempre dizer sim a Deus”, destacou Dom Juarez Delorto Secco.
O novo bispo também lembrou que o Papa Francisco designou em 2024 o ano da oração, em preparação ao jubileu ordinário do ano santo de 2025, que tem como tema Peregrinos da Esperança. “Em sintonia com o Santo Padre, também nós, povo de Deus, presente em Caratinga, somos convidados a fazer deste ano uma grande sinfonia de oração, para recuperar o desejo de permanecer na presença de Deus. Na carta que escreveu, ao acolher o tema do jubileu, o Papa recomendou: ‘Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada. E fazer de tudo para que cada um reconquiste a força e a certeza de olhar para o futuro com o coração aberto e confiante’. Como os peregrinos da esperança, convida a todos, a uma só alma, a um só coração, a agradecer a Deus por esse grande dom que concede a Igreja, pelo início de meu ministério e pela caminhada pastoral nessa diocese de Caratinga, que me acolhe com muita alegria e com muita paz no coração”.
Ao se dirigir, a dom Emanuel Messias, aos presbíteros, diáconos religiosos, consagrados, seminaristas, agentes de pastoral, membros de associações e movimentos eclesiais, cristãos leigos, povo de Deus de Caratinga e todas as pessoas de boa vontade, Dom Juarez Delorto Secco reforçou a importância do diálogo e da unidade na Diocese. “Desde o início da minha nomeação, tenho cada um de vocês no meu coração e nas minhas orações. Estive aqui em Caratinga após a nomeação, numa rápida visita. Embora mesmo que leve um tempo, quero visitar todas as paróquias e cidades. São muitas paróquias e muitas cidades, mas quero ir a cada uma delas, cumprimentar e celebrar com cada um de vocês com alegria. Hoje vieram as caravanas das cidades, das paróquias. Depois o bispo vai também. Não vou levar caravana, mas vou chegar lá, com a graça de Deus. O Bispo e Mártir, Santo Inácio de Antioquia, nos ensina: ‘onde está o Bispo e está a comunidade; assim como onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica’. Venho como pastor de todos, sem distinção. Não trago nenhum plano de pastoral preconcebido, nenhuma lista de mudanças. Todos os ofícios estão mantidos. Venho para conhecer, caminhar juntos, buscar soluções para melhor viver a Igreja, povo de Deus. Peço a todos que rezem pelo início do meu ministério como Bispo Diocesano de Caratinga, na certeza que estarei a cada dia colocando a intenção de cada um no coração de Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora e de nosso Padroeiro, São João Batista. Que Deus abençoe a todos. Amém”.
Carlos Henrique Cruz / Fotos Waltinho Fotográfo e Reprodução Diocese de Caratinga