Portal Caparaó - Tenente-coronel Flávio é novo comandante do Batalhão de Manhuaçu
Segurança

Tenente-coronel Flávio é novo comandante do Batalhão de Manhuaçu

20/02/2024 - Atualizado em 21/02/2024 08h35

MANHUAÇU (MG) - Na manhã desta terça-feira, 20, foi realizada a solenidade de transferência do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Manhuaçu, do tenente-coronel Luciano Correia Reis para o tenente-coronel Wesley Flávio Soares. A cerimônia aconteceu na sede do batalhão e foi presidida pelo comandante da 12ª Região Militar, Coronel Juliano Fábio Lemos Dias.

Ao se despedir do comando do Sentinela do Caparaó, o tenente coronel Luciano Reis agradeceu ao apoio recebido da sociedade de Manhuaçu e das 24 cidades de sua responsabilidade, assim como dos militares da unidade, durante os três anos que esteve à frente do batalhão. Acompanhado dos familiares, ele recebeu como homenagem a bandeira-insígnia do 11º BPM.

Em seu pronunciamento, o tenente-coronel Wesley Flávio Soares se mostrou agradecido ao comando da PMMG pela oportunidade de poder assumir seu primeiro comando de batalhão em Manhuaçu, onde foi muito bem recebido pelas autoridades locais, assim como pela comunidade. Ele manifestou sua disposição em fazer o máximo possível para que o 11º Batalhão possa dar a resposta esperada pela população no que se refere à segurança pública.

“Nós temos 24 municípios sob responsabilidade, uma área territorial que compreende 1/4 do território da 12ª região, com desafios enormes na área de segurança pública. Nós temos aqui uma incidência de crimes contra a vida muito grande, acima do que a unidade vivenciou no passado. Ações têm sido desenvolvidas ao longo dos anos e nós iremos mantê-las e suplementá-las”, destacou.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O novo comandante também anunciou que pretende implementar ações que combinem a tecnologia para ampliar o trabalho de segurança pública. “Nós temos algumas estratégias para desenvolver aqui, nessas cidades que fazem parte do 11º batalhão, especialmente voltado para a inteligência artificial, para o uso de tecnologia que o governo do estado dispõe para as cidades de Minas Gerais, com uma contrapartida pequena dos municípios, como o cercamento eletrônico nas outras cidades, garantindo mais segurança, mais tranquilidade às nossas comunidades e trazendo eficiência aos serviço policial militar, com consequência de aumento da eficiência da persecução penal, da identificação desses autores do crime e na prisão desses autores. Vamos promover a redução desses conflitos sociais e a pacificação dos nossos municípios de forma a reduzir a alta incidência de crimes contra a vida”.

Na oportunidade, ele falou sobre a responsabilidade e o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais, ressaltando a necessidade de total empenho por parte de seus integrantes no exercício de suas atribuições.

“A população pode esperar uma unidade de polícia muito proativa, os militares com uma sensação de pertencimento aos municípios que compõem a nossa unidade, a maioria dos militares residem aqui, e esse pertencimento traz um envolvimento militar com a comunidade em que está inserido. Nós temos uma tropa muito aguerrida e podem contar com esse comandante para gerir bem essa equipe, para liderar essa equipe e apresentar os resultados que tanto comunidade espera. Eu estou ciente da complexidade do tráfico de drogas aqui na nossa região, em razão dessas disputas territoriais, é algo que não é recente, não é contemporâneo, é de um passado das nossas cidades, e a gente vai, ao longo do tempo, procurar minimizar esses conflitos e prender os envolvidos nessas ações delitivas”, finalizou o Tenente-Coronel Wesley Flávio Soares.

TRAJETÓRIA

Wesley Flávio Soares, 44 anos, natural de Caratinga, filho de Enock Vieira Soares e Lídia dos Santos Soares, casado com Poliane dos Santos Oliveira Soares e pai de Nicole Sthefanie Soares e Davi Lucca dos Santos Soares.

Ingressou na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em março de 2000, no Curso de Formação de Oficiais, concluindo o curso no ano de 2003.

Ao longo da carreira, foi comandante de Pelotão Tático Móvel no Batalhão de Itabira; chefe de curso na Companhia de Ensino e Treinamento em Ipatinga; Comandante de Pelotão do Batalhão de Ipatinga; chefe da Seção de Inteligência do Batalhão de Coronel Fabriciano; comandante da Companhia Tático Móvel de Caratinga; Chefe da Seção Administrativa e Subcomandante do Batalhão de Caratinga.

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.