MUTUM (MG) - A Administração de Mutum decretou situação de emergência por conta das chuvas. Em anúncio nas redes sociais, o prefeito Claudinei Clemente conta que o município enfrenta um período de fortes chuvas desde o dia 19 de fevereiro, chegando a registrar mais de 140 milímetros de chuva em um único dia. Até quarta-feira (21/2), a Defesa Civil Municipal registrou ocorrências de inundações, alagamentos, enxurradas, quedas de barreiras, danificação de vias urbanas e rurais em diversas regiões do município.
“São aproximadamente 5 mil pessoas afetadas, famílias desalojadas, com prejuízos materiais e muitas delas com perca de quase tudo em suas residências. Mutum possui 4.400 km de estradas, sendo que 4 mil km já estavam patrolados nesta minha gestão municipal. Diante da intensidade da chuva que caiu na semana iniciei nesta quinta-feira (22/2), o pedido junto ao Governo Federal e também à Defesa Civil Estadual para reconhecer o Estado de Emergência por conta das chuvas”, detalhou o Prefeito Claudinei Clemente.
O chefe do executivo determinou ainda que a Secretaria Municipal de Educação suspenda as aulas nas escolas municipais em seis distritos e quatro povoados de Mutum, até essa sexta-feira (23/2), em razão da impossibilidade de tráfego de veículos.
“Aqui em Mutum, nos últimos quatro dias, nós temos tido média diária de 90 milímetros de chuva por dia, chegando a alguns dias, dentro de 24 horas, até 140 milímetros, registrados em algumas cabeceiras. Nas últimas 72 horas, por exemplo, nós tivemos 200 milímetros de chuva registrados. E com isso, a nossa área rural, que é aproximadamente 4.400 quilômetros de estradas, estão praticamente intransitáveis. Tivemos dezenas de pontes arrancadas e bueiros danificados, deixando comunidades ilhadas. Felizmente não tivemos vítima até o momento, mas temos bastante pessoas desabrigadas”, pontuou.
De forma emergencial, a prefeitura está mantendo a passagem nas principais vias de acesso aos distritos e recuperando pontes dessas estradas. “Os galhos de estrada que dá acesso às comunidades, infelizmente, teremos que esperar o tempo estiar, né? Tem que firmar para a gente recuperar”.
A decretação de situação de emergência permite adotar medidas urgentes em relação aos estragos causados pelas chuvas. A Prefeitura Municipal segue os procedimentos legais para comprovar a necessidade e obter o reconhecimento da Defesa Civil Nacional.
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó - com informações da Prefeitura de Mutum