Portal Caparaó - Associação Sabores do Grama: Fábrica aumenta a produção de doce de leite
Economia

Associação Sabores do Grama: Fábrica aumenta a produção de doce de leite

24/02/2024 - Atualizado em 25/02/2024 13h24

SANTO ANTÔNIO DO GRAMA (MG) - Dezembro é sinônimo de vendas e as fábricas de doce de leite não escapam à regra. De acordo com a Associação Sabores do Grama, localizada na cidade de Santo Antônio do Grama, em Minas Gerais, no último mês do ano de 2023, as vendas aumentaram 100%.

Mensalmente, a fábrica, que conta com nove cooperadas apoiadas pelo Instituto Camargo Corrêa, produz cerca de 350 caixas de doces e em dezembro, dobrou essa quantidade. Com as encomendas de fim de ano, entregaram mais de 700 caixas (até 31 de dezembro). Se dependesse da demanda, a produção poderia ser até maior, mas a capacidade e estrutura de produção ainda são um limitador. Por isso, o objetivo é expandir as operações agora em 2024.

“A procura é grande inclusive pelo site e só não vendemos mais porque precisamos de uma estrutura maior, mas, neste ano, queremos preparar uma nova fábrica. Já compramos o terreno, a ideia é expandir e gerar mais oportunidades. Atualmente, nove famílias contam com o faturamento do nosso empreendimento. Somos unidas, começamos com duas e hoje somos nove doceiras, nove famílias e algumas vivem somente dos lucros do Sabores do Grama”, contou Maria da Graça, presidente da Associação Sabores do Grama.

Fundada em 2012, atualmente, a fábrica tem capacidade para usar 800 litros de leite  por dia na produção do doce de leite. A história da empresa, que conquistou o Brasil, começou por meio de um projeto do Instituto Camargo Corrêa que observou talentos na cidade e ofereceu capital de giro, cursos e equipamentos fomentando o empreendedorismo local e a geração de renda.

Os produtos do Sabores do Grama são feitos com matéria prima fresca, produzida em Santo Antônio do Grama. A atividade ajuda a desenvolver diferentes setores econômicos da cidade, que tem de 4.229 mil habitantes.

Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) mobiliza e orienta o investimento social privado do Portfólio Mover, atuando especialmente nas regiões onde estão as unidades de negócio destas empresas no Brasil e América Latina.

Em parceria com clientes, fornecedores, poder público, instituições não governamentais e lideranças comunitárias, promove projetos voltados ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, educação e ao acesso das comunidades mais vulneráveis à uma infraestrutura social.

Todas as iniciativas do ICC são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares do ESG. https://institutocamargocorrea.org.br.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.