SIMONÉSIA (MG) - A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu foi acionada para o salvamento de um cãozinho que havia caído numa cisterna no município de Simonésia.
Imediatamente, as equipes deslocaram-se até o local, onde foi constatada uma cisterna de aproximadamente 12 metros de profundidade em meio a uma mata. Utilizando técnicas de rapel, os Bombeiros desceram e retiraram o cãozinho que, apesar de abatido, estava sem ferimentos e foi entregue à dona.
A atuação dos militares nesse tipo de ocorrência deve ser cuidadosa, principalmente nesta época do ano em que o solo está encharcado e existe a probabilidade de escorregamentos de terra que possam vir a ferir o Bombeiro e o animal. Além disso, dada a profundidade, foi necessária a utilização de equipamentos de proteção respiratória devido ao risco de baixa concentração de oxigênio no fundo da cisterna.
É importante ressaltar a necessidade de desativar as cisternas não utilizadas, aterrando totalmente o buraco ou, na impossibilidade, isolar de forma segura e vedar totalmente a entrada do local para evitar que pessoas ou animais venham a cair.