BELO HORIZONTE (MG) - O Controlador Geral do Município fez com que a Prefeitura de Manhuaçu figurasse como membro fundador do Conselho Estadual de Controle Interno de MG (CONECI), instituído em dezembro de 2023, inclusive sendo eleito como o Presidente do Conselho Fiscal.
O município de Manhuaçu não mede esforços na incessante busca pela potencialização das ações de prevenção contra a corrupção e promoção da integridade e transparência da gestão. Com base nessas diretrizes, a prefeitura de Manhuaçu figura como membro fundador do Conselho Estadual de Controla Interno (CONECI), Instituído em dezembro de 2023. Em assembleia geral do conselho o Controlador Geral do Município, Sávio Rodrigues de Carvalho, foi eleito como conselheiro e posteriormente como Presidente do Conselho Fiscal do CONECI – MG.
A reunião técnica inaugural dos trabalhos do CONECI aconteceu na última segunda-feira (29), no Palácio Tiradentes na cidade Administrativa sede do governo estadual, em Belo Horizonte. O evento foi realizado e contou com a presença do Vice-Governador do estado Professor Mateus Simões.
Durante a reunião, da qual também participou o Controlador Geral de Manhuaçu, foi realizado o planejamento das ações do Conselho e as estratégias de trabalho para 2024, que contam com a criação de comitês temáticos, realização de Encontro Mineiro de Controle Interno, realização de eventos regionais, capacitações, estratégias para replicação de boas práticas, parcerias, dentre outras.
Sávio Carvalho ressaltou a importância da atuação do Conselho Estadual no aprimoramento da gestão pública. “Manhuaçu foi honrada com a condição de membro fundador do CONECI, que tem a missão de fortalecer por meio da representação colegiada, os mecanismos de governança e de controle interno na administração pública municipal mineira, estimulando a cultura de integridade, a transparência, as boas práticas de governança e gestão, a participação social e potencializando cada vez mais as ações de prevenção contra a corrupção, premissas que também são norteadores da atual administração de nossa cidade”.
Segundo ele, o CONECI permitirá a promoção da integração a cooperação técnica, o compartilhamento de informações e a articulação entre seus membros, que são os 853 municípios mineiros, com um potencial de 1.706 membros, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo. É a partir do desenvolvimento de ações conjuntas de Controle Interno voltadas para o acompanhamento e orientação da gestão, prevenção contra a corrupção, integridade e transparência.
Vale ressaltar que também participaram da reunião o superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Pedro Henrique Magalhães Azevedo e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Daniel de Sá Rodrigues, que reforçaram a importância da atuação preventiva tanto nos controles internos quanto nos controles externos, bem como o Controlador Geral do Estado e Presidente do CONECI – MG, Rodrigo Fontenelle.
O Município de Manhuaçu vai receber o primeiro encontro regional do CONECI-MG, que acontecerá em 18 e 19 de março próximo, demonstrando assim a importância de nossa cidade está sendo representada em uma entidade como esta, pontuou o Controlador Sávio Rodrigues de Carvalho.