MANHUAÇU (MG) - APS Mobilidade Urbana, startup criada em Manhuaçu (MG), recebeu um aporte venture capital com valuation avaliado em R$ 5 milhões, para financiar o plano estratégico de inovação e crescimento dos próximos meses. Como parte do processo de expansão, a empresa irá abrir um escritório em Belo Horizonte e prepara novidades para os usuários.
Fundada em 2022, a jovem startup pretende, no curto prazo, aplicar os recursos no aprimoramento da plataforma tecnológica, novas funcionalidades e expansão da equipe comercial, o objetivo é ampliar a presença em mais cidades brasileiras.
Diferencial
A APS Mobilidade Urbana surgiu com um grande diferencial no mercado de aplicativos de mobilidade urbana. Ao contrário das plataformas mais antigas, a APS implantou o botão do pânico nos veículos dos motoristas parceiros.
“É um investimento em segurança que elevou nossos serviços para um patamar diferenciado. Enquanto os outros apenas oferecem um ícone no celular dos usuários de seus aplicativos. O nosso botão do pânico é uma ferramenta física. Os veículos possuem um botão próximo ao volante para o motorista e outro no espaço dos passageiros, nas colunas laterais do banco traseiro”, explica o CEO da APS Mobilidade Urbana, Paulo Maciel.
Por trás do botão ainda há toda uma tecnologia de segurança que alia informações de localização e dados do veículo em tempo real, sem depender de sinal de celular.
Conforme Paulo Maciel, mesmo se o botão for arrancado, o sistema continua informando os dados, como as coordenadas geográficas e a velocidade do veículo. “No APS, o botão é físico e fixo. Então a segurança é muito mais completa. Não importa se arrancarem o botão ou cortarem o fio, o nosso sistema continua ativo. Já nos outros aplicativos, basta que a bateria do celular acabe ou mesmo que o ladrão jogue o celular da pessoa pela janela para perder as informações e até mesmo a localização”, detalha.
Crescimento
Com uma trajetória de crescimento exponencial nas suas regiões de origem, a startup vem chamando a atenção do mercado, passou por rodadas de aceleração e agora recebeu aporte dos investidores anjos (termo utilizado para empresários que investem em Startup).
Além disso, o APS Mobilidade Urbana patenteou sua solução de segurança junto ao INPI. “Quando entramos no mercado já tínhamos o MVP (Produto Mínimo Viável) plataforma validada e com funcionalidades premium para realizar os motoristas e passageiros. Hoje a nossa solução é única no mundo no quesito segurança”, diz o CEO da APS, Paulo Maciel.
Como próximos passos, a startup quer ampliar sua presença em mais cidades e conquistar novos mercados de mobilidade urbana e segurança.