REDAÇÃO - João Guilherme Schott, graduado em 2022 pelo curso de Direito da Dom Helder, natural de Manhumirim, foi aprovado para dois mestrados na França, nas universidades de Rennes e Bordeaux, ambas com mais de 500 anos de história.
O futuro mestrando conta que atividades oferecidas pela Faculdade Dom Helder, citando como exemplo o Congresso do Conhecimento, foram o ponto de partida para a internacionalização da carreira, “resolvi cancelar minha festa de formatura e investir o dinheiro em um intercâmbio de inglês”. João Guilherme viveu na Austrália por mais de um ano para adquirir proficiência e poder se candidatar para mestrados na Europa. “Na experiência de intercâmbio me apaixonei pelo multiculturalismo, pelo estudo de novos idiomas e descobri um universo de possibilidades”, relata João, que atualmente está em um curso intensivo de espanhol na Argentina.
O mestrado na França atraiu João Guilherme por diversos motivos, mas o processo foi longo. As aplicações para o mestrado — que terá início em setembro de 2024 — começaram em setembro de 2023, e os resultados chegaram apenas em março. Após a tão aguardada aprovação, não apenas em uma, mas duas instituições renomadas, João optou pelo mestrado em Accounting & Auditing (contabilidade e auditoria) na Universidade de Rennes, “pela afinidade com a grade curricular e objetivos do mestrado, (...) com um forte enfoque em ESG”, conta.
João comemora que estudará em uma classe com 25 estudantes de mais de 10 nacionalidades — “acredito que isso expanda nossa consciência e nos dá um olhar global dos desafios que o mundo vive, independente da área de interesse” — e homenageia quem fez parte dessa trajetória, agradecendo especialmente a seu orientador, que também endossou seu dossiê de candidatura com uma carta de recomendação, do professor Marcelo Antônio Rocha.