MANHUAÇU (MG) - A atuação da Polícia Militar na área rural do Estado de Minas Gerais, através das equipes das Patrulhas Rurais, se dá com ênfase na ação preventiva. O patrulhamento ostensivo rotineiro e sistemático na zona rural, visando proporcionar prevenção às ações delituosas, mediante a antecipação à ocorrência de crimes e que é reforçado ainda mais durante a Operação Safra Segura.
Essa Operação é de extrema importância, uma vez que todos os municípios pertencentes ao 11º Batalhão desenvolvem atividades de agronegócios, sobretudo a produção do café.
Nesta quarta-feira, 10/04 foi realizado o lançamento da operação Safra Segura na área do 11º Batalhão de Polícia Militar, em conjunto com a abertura da 25ª edição do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, que aconteceu no complexo do Boston City, com a participação de várias autoridades como o secretário de Estado de agricultura, pecuária e abastecimento, Sr Thales Almeida, Deputado Estadual Grego da Fundação, Comandante do 11º Batalhão Ten Cel Flávio, a Prefeita de Manhuaçu Maria Imaculada, Presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Gilson César, Delegado Regional Dr Felipe, Comandante da 2ª Cia BM, Cap Flávio Mota, Presidente da Associação Comercial Industrial e Agronegócios de Manhuaçu, ACIAM, Walter, Presidente da ACIAM Mulher, Dulcinéia, além de autoridades de diversas cidades da região.
O lançamento da operação contou com o emprego de diversos militares e várias viaturas, que atuarão no reforço ao policiamento rural.
Durante a safra há um aumento exponencial na movimentação de pessoas, veículos e atividades financeiras, por isso é importante que os produtores estejam sempre atentos e adotem medidas de segurança tais como:
- Antes de contratar, exija sempre os documentos de identificação e referências de locais onde o trabalhador já prestou serviço.
- Priorizar pagamento de funcionários e fornecedores em cheque ou transferência bancária e faça esses pagamentos em dias e horários diferentes.
- Dificultar o acesso a sua propriedade, mantenha porteiras bem conservadas e fechadas com cadeados.
- Nunca deixar grande quantidade de café estocado na propriedade. E em caso de dúvidas entre em contato com a Polícia Militar.