MANHUAÇU (MG) - Cafés da região são destaques no 25º Simpósio de Cafeicultura da Região das Matas de Minas. Evento teve uma feira dedicada a degustação e comercialização de cafés especiais de produtores e ainda concursos para eleger o melhor café e ainda o melhor preparo.
Durante os dois dias do evento, no Complexo Boston City em Manhuaçu, produtores e profissionais do setor participaram de uma programação diversa, com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações, para compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.
A Passarela do Café, como foi denominada, garantiu um espaço para apresentação, preparo, comercialização e degustação dos cafés selados e premiados da região das Matas de Minas. Diversos produtores de vários municípios participaram da mostra.
CONCURSOS
Durante o evento, aconteceu a degustação e votação popular do Top Café Matas de Minas – edição 2024. Os participantes degustaram cafés dos produtores em garrafas térmicas sem identificação e votaram nos melhores.
Os três mais votados foram: 1º Lugar Ercilei José de Oliveira - Sítio Varinhas - Palmeirinhas - Manhuaçu; 2º Lugar Fabiano Diniz – Café Alto da Serra - Dom Corrêa - Manhuaçu; e 3º Lugar – Ari de Oliveira Filho, Café Vista da Serra – Alto Jequitibá.
Na última parte, aconteceu a final do 1º Desafio de Métodos de Preparo de Café das Matas de Minas, coordenado pela Q-grader, Mestre de Torra e Barista Kahina Hott.
Com um júri técnico e popular, foram eleitos os três melhores preparos. O 1º Lugar foi Fabiano Diniz; seguido da jovem Maria Gabriele e depois do jovem Darlan.
Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó