MANHUAÇU (MG) - Quatro equipes de cursos das gerenciais da Unidade Doctum de Manhuaçu foram classificadas para a etapa final do desafio Jovem Empreendedor do Sebrae. Competição que contou com mais de 500 times participantes.
Entre os finalistas estão as equipes Foco na Missão, alunos do 5º período, Vingadores, estudantes do 1º Período, Lyon e Vênus acadêmicos do 7º Período. As quatro equipes classificadas nesta 3ª fase, que teve início em 19 de abril, participarão de sete rodadas com tomada de decisões e análises de relatórios administrativos, financeiros e contábeis, que poderá custar o fim da empresa fictícia.
Os participantes possuem a vivência diária da rotina de uma empresa no universo da Economia Criativa. É um jogo educacional virtual que possibilita estudantes de nível médio, técnico e superior explorarem inúmeras possibilidades do mundo empreendedor por meio de uma experiência digital de aprendizagem inovadora. O professor Jean Rodrigues, afirma que é uma experiência marcante para alunos e professores, vivenciar na prática o dia a dia da sala de aula, impulsionando os objetivos.
“O Desafio Sebrae proporciona uma experiência única, sendo possível explorar o mundo do empreendedorismo de forma prática e dinâmica e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O trabalho em equipe para tomadas de decisões, pensar fora da “caixa” para analisar possíveis cenários da empresa e principalmente desenvolver habilidades empreendedoras são essenciais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirma Auriane Martins, aluna do 7° período de Ciências Contábeis.
As equipes possuem uma empresa fictícia na qual definem diversas decisões como empresários na área da economia criativa. No final do desafio será apresentada uma sinopse da história cultural proposta para a empresa. Cada equipe é composta por dois ou três estudantes e um professor mentor para orientação das melhores escolhas e decisões. “É a primeira vez que participo do Desafio Sebrae, e vai agregar experiência na vida acadêmica e na carreira profissional”, disse Poliano Gonçalves, aluno do curso de Ciências Contábeis.
Os estudantes das Gerenciais são impactados positivamente com o clima dinâmico e colaborativo. O professor Jocimar Franco Barreto, presencia o impacto transformador que o Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae proporciona aos acadêmicos. “Incentivar os alunos a participarem do Desafio é uma oportunidade imperdível para promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro profissional e pessoal dos jovens. É uma preparação para serem líderes e empreendedores. A classificação de 4 equipes na final Estadual foi possível com o apoio do nosso Coordenador e professor Carlos Bitencourt, e da equipe de professores e mentores Jean, Mayure e Geórgia, e colaboradores da unidade Manhuaçu”, agradece a equipe o professor Jocimar.
João Pedro, estudante do 5º período do curso de Ciências Contábeis, da equipe Foco na Missão fala que o Desafio do Sebrae orienta na prática como gerir uma empresa. “Ano passado tive o prazer de participar da final Nacional, sediada em Belo Horizonte, foi uma experiência incrível. Conheci novas pessoas, ambientes e culturas. Este ano, estou participando novamente e utilizo os meus conhecimentos para realizar as tarefas, gerando lucro ou prejuízo em uma empresa fictícia. Todos os sócios (alunos) precisam participar com muita atenção. São vários aspectos desenvolvidos, válidos para formação de jovens estudantes”, ressalta João Pedro.
O desafio além de contribuir para a cultura empreendedora, estimula habilidades de gestão que capacitam o acadêmico para o mercado de trabalho. De acordo com o regulamento do Desafio do Sebrae, há diversos benefícios como adquirir experiência no processo de tomada de decisão, estimular a independência, autoconfiança, visão de negócios e aguçar o espírito empreendedor e de liderança. “Abre as asas do conhecimento. Permite o aluno ver e agir além da sala de aula. Uma experiência de cunho pessoal, educacional e profissional. Faz com que os participantes tenham uma visão 360 e aprendam a tomar decisões empresariais mais assertivas”, destaca a professora Mayure Cristina de Souza Oliveira.
Já para a Professora Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt, ela acredita em projetos inovadores que a Doctum proporciona e está na expectativa para a fase final Nacional. “É com grande satisfação que fui mentora de quatro equipes no Desafio Sebrae e duas dessas equipes passaram para a final Estadual. Tem sido uma oportunidade enriquecedora e inspiradora poder contribuir com o desenvolvimento dos participantes, guiando-os em suas jornadas empreendedoras. Os alunos merecem o reconhecimento pelo comprometimento, criatividade e resiliência, buscando soluções inovadoras para desafios reais do mercado”, finaliza Geórgia.
Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae
O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa e pode testar infinitas possibilidades do mundo empreendedor por meio de uma experiência digital de aprendizagem inovadora.
Realizado em 04 fases e com diversas rodadas de decisões, o Desafio Sebrae possibilita ao estudante testar sua capacidade de gerenciar negócios, trabalhar em equipe, se preparar para o mercado e atuar como empreendedor.
As etapas são divididas em Estadual e Nacional, a final Nacional será em maio presencialmente em Salvador, Bahia.