Portal Caparaó - ICP pelas Gerais: Manhuaçu sedia Seminário sobre Direito Penal
Geral

ICP pelas Gerais: Manhuaçu sedia Seminário sobre Direito Penal

03/05/2024 - Atualizado em 04/05/2024 13h02

MANHUAÇU (MG) - A 54ª Subseção da OAB de Manhuaçu promoveu em parceria com o Instituto de Ciências Penais (ICP) o Seminário ICP pelas Gerais – edição Manhuaçu. O evento foi realizado durante o sábado, 27 de abril, no anfiteatro da Câmara Municipal.

O projeto é realizado pela Diretoria de Interiorização, com o objetivo de promover a integração entre o Instituto de Ciências Penais, advogados penalistas, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, magistratura, professores das Ciências Penais e todos os profissionais envolvidos no sistema de justiça criminal no interior de Minas Gerais.

De acordo com o advogado Samuel Firmino de Brito, conselheiro do ICP e organizador do evento em Manhuaçu, o seminário foi considerado um grande sucesso. “Foram dois painéis com excelentes debates entres os membros do Instituto e profissionais locais. Na parte da manhã, a discussão abordou o ‘Sistema Acusatório e a Democracia’ e durante a tarde o painel foi sobre ‘Hipertrofia Penal e Cyber criminalidade’. Além do alto nível do debate, acredito que foi fundamental para fortalecer relações institucionais e profissionais”, avaliou.

O encontro contou com a participação de advogados, representantes de instituições e profissionais de outras áreas relacionadas aos temas, além de acadêmicos de cursos de Direito de Manhuaçu e região. A iniciativa teve apoio também da Caixa de Assistências dos Advogados (CAAMG).

PAINÉIS

Durante a manhã, o painel “Sistema Acusatório e a Democracia” reuniu a Mestre e doutora em Direito Processual pela PUC Minas, Aline de Souza Lima Dias Paes Nahass; o procurador de justiça Antônio de Padova Marchi Júnior, que é Membro fundador e ex-presidente do ICP; os advogados José de Assis Santiago Neto, Julia Mara Rodrigues Pimentel e Samuel Firmino de Brito.

Na parte da tarde, o debate sobre “Hipertrofia Penal e Cyber criminalidade” contou com a Mestre em Segurança Pública e escrivã da Polícia Civil, Ana Rosa Campos, idealizadora de vários projetos na área de enfrentamento a violência doméstica; o advogado criminalista Bernardo Coelho - Vice-Presidente Estadual da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM); a advogada criminalista e em Proteção de Dados Alessandra Margotti e o professor em direito penal da UFMG, pós-doutor e advogado criminalista Túlio Lima Vianna.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.