MANHUAÇU (MG) - No último fim de semana a comunidade de Soledade através do Instituto Soledade (InSol) e com o apoio da Prefeitura Municipal promoveu o 8º Encontro dos Soledadenses, foram 3 dias dedicados a resgatar tradições e cultura típicas da região, além de promover momentos de descontração e aproximar ainda mais os moradores daquela localidade, que se empenham todos os anos para o sucesso do evento.
Desde 2015 acontece o movimento e nesse ano pode contar com algumas novidades, como o concurso de quadrilha que ocorreu na sexta-feira (26/04). Já no sábado, uma das atrações que estreou foi o 1º Festival de Violas, com músicos de toda região, além da tradicional Noite da Lamparina, com a corrida da lamparina. Na mesma noite ainda aconteceram homenagens às pessoas que sempre colaboraram para que o Encontro fosse um sucesso, e por fim todos os violeiros que participaram do concurso promoveram uma roda de violas, tudo isso aconteceu com a partilha de quitutes cedidos pela comunidade.
No domingo a programação começou cedo, com o 5º Pedal de Soledade, servindo um farto café da manhã para os participantes, após o termino do pedal, houve entrega de medalhas, música ao vivo, chegada da cavalgada e parque de diversões para as crianças durante toda a tarde.