MANHUAÇU (MG) - Se tornar referência no que faz nem sempre é uma tarefa muito fácil, principalmente no ramo alimentício. É preciso dedicação, persistência, tempo e muita qualidade no que se propõe. A Pizzaria du Batista, que comemora nove anos de portas abertas neste mês de maio, se transformou em um sonho realizado de seu proprietário, que sempre buscou ser referência em sua área de atuação.
Em Manhuaçu e região, quando se fala em frequentar um ambiente diferenciado e consumir uma pizza de qualidade, o nome é a Pizzaria du Batista, de propriedade de João Batista Vieira, a esposa Fabiana Barros e os filhos Gabriel Barros e Lívia Maria. Qualidade no que produz, excelência no atendimento, ambiente extremamente agradável e amplo espaço muito bem aproveitado, com localização privilegiada, na parte alta do Bairro Colina, na Rua Francisco Garcia Barbosa, número 486, e vista panorâmica para a cidade de Manhuaçu.
Início
O negócio começou no ano de 2012 produzindo poucas pizzas por dia para a venda no sistema delivery. Após algum tempo surgiu a oportunidade de abrir uma pequena porta para atendimento aos clientes no mesmo sistema. “Com o crescimento, houve necessidade da contratação de mais colaboradores. Atualmente, a empresa conta com 25 colaboradores”, destacou Batista.
Do início com o delivery até chegar ao ambiente montado hoje para atendimento aos clientes, a Pizzaria do Batista passou por três estágios e mudanças. Do começo, em casa, houve a necessidade de migração para a garagem da residência, onde ainda teve que ser feita uma ampliação da cozinha, que ficou pequena para o movimento, e a colocação de duas mesas para pessoas que chegavam querendo consumir no local. Na sequência houve a necessidade de desativar um apartamento no andar superior, com acesso por uma escada lateral onde passou a atender os clientes.
Com necessidade cada vez maior de ampliação do espaço, incluindo cozinha para melhorar a capacidade de produtividade e escoamento, mesas e sala de atendimento, começou o pensamento arrojado para um crescimento definitivo. “O espaço na época estava travando o crescimento da empresa. Foi assim que eu comecei a pensar em uma cozinha ampla, para trabalhar com mais facilidade e dedicação ao cliente. Da constatação dessa necessidade até chegar à atual sede onde estamos, que foi reinaugurada em seis de dezembro de 2022, foram sete anos de muito trabalho e investimentos.
Novo espaço
Com a decisão de construção do novo espaço para a pizzaria, dentro do que a gente imaginava e com a dificuldade do terreno, com um declive acentuado, foram contratados um engenheiro e um arquiteto. Foram três anos de obras um pouco complicadas para acertar o local e colocar como a gente imaginava, com visibilidade para o cliente, credibilidade, espaço e conforto, inclusive para os funcionários, considerados parceiros e colaboradores do dia a dia, sempre muito sacrificados anteriormente, em um local apertado e com altas temperaturas. Tudo foi pensado para levar satisfação, tanto para quem está trabalhando quanto para aqueles que estão frequentando o local. “Hoje a nossa cozinha é a única que funciona totalmente aberta, com total visibilidade para os clientes, em um raio de 270 Km de Manhuaçu, o que transmite credibilidade e segurança. Somos risco zero na vigilância sanitária em todas as avaliações, a gente preza pelo que faz e come o que faz”, comentou orgulhoso.
Preocupado com a preservação do meio ambiente e a manutenção do nosso ecossistema, a Pizzaria du Batista trabalha com o que há de mais moderno em sua produção. O forno a lenha, sempre muito usado, foi completamente eliminado na empresa. Mesmo com a utilização de árvores reflorestadas, na época, a gente considerava que o calor proveniente da queima e a fuligem do carvão continuavam prejudiciais para a saúde, principalmente de quem ficava nas proximidades do forno”, completou. Em 2016 houve um grande investimento para aquisição de um forno com sistema único no Brasil, que tem 100 por cento de caloria do forno à lenha, mas com funcionamento elétrico e a gás, em um sistema chamado vulcânico. É uma tecnologia perfeita, que está hoje em evidência e proporciona rapidez no atendimento e qualidade na hora de assar, que ocorre de forma uniforme, com rapidez em média de 40 segundos e proporcionando padrão único em todas as pizzas.
Trajetória
João Batista Vieira nasceu em Palmeiras de Lajinha e, após morar alguns anos em Durandé, veio para Manhuaçu, onde está há 36 anos, desde 1987, atraído pelo intenso crescimento da cidade e a oportunidade de realização de sonhos. Antes de se mudar em definitivo, Batista passou um período antes na cidade, frequentando escolas onde cursou as séries iniciais e teve um primeiro contato com o comércio, ao conhecer o senhor Ademir Feitosa, da Casa Feitosa, que fica próximo à Igreja Matriz. Segundo Batista, foram dois anos e meio de trabalho na adolescência, acompanhando e ajudando no desenvolvimento da Casa Feitosa.
A trajetória de trabalho após a chegada em definitivo começou como servente de pedreiro, onde ficou por algum tempo, até o ingresso no setor comercial, que era o que realmente queria. A primeira oportunidade para mudar de área foi justamente na alimentícia, onde se destaca atualmente. Batista foi trabalhar em uma lanchonete, a Arca de Noé, onde atuou no período noturno. Passou também pelas Pizzarias Buona Távola e Bertuccis e Hotel Itália, onde atuou exerceu várias funções. Com o tempo, acesso aos clientes e a boa comunicação passou a garçom e chegou ao cargo de subgerente na empresa, onde ficou por 19 anos.
Após 19 anos atuando na empresa, sempre no período noturno, se sentindo cansado do ritmo e já pensando em mudar, Batista conheceu Ricardo Nunes, fundador e líder da Ricardo Eletro, que o convidou para atuar em suas lojas como vendedor e subgerente. “Isso foi bem no início da formação da rede, onde foi atuar na loja filial 71, em Vila Velha, no Espírito Santo, no Shopping Praia da Costa”, comentou Batista. “Trabalhei por lá durante um tempo e fui para outras cidades pela empresa. Quando surgiu a oportunidade para abertura da loja filial 122-RE em Manhuaçu, retornei para cá”, explicou.
A atuação versátil na Ricardo Eletro em várias cidades durante pouco mais de dois anos proporciono inúmeros contatos e uma nova oportunidade de mudança. Veio o convite para atuar na concorrente, Casas Bahia, onde atuou por sete anos. Teve uma passagem também pelo Grupo NG, em Manhuaçu, de pouco mais de um ano, até conhecer o empresário Romeu Zema, atual Governador de Minas, que o convidou para gerenciar uma loja em Araxá e na montagem e inauguração de outras lojas em várias cidades de Minas, durante cerca de cinco anos. Somando os trabalhos em todas as empresas, Batista acredita que tenha passado por cerca de 700 cidades no estado, entre visitas, montagens e abertura de lojas.
Paralelo a esses trabalhos nas empresas, mesmo quando estava distante de Manhuaçu, João Batista já pensava em algo seu, pra envolver a família, também no ramo comercial e alimentício. Ele montou o seu primeiro espaço de delivery, produzindo pizzas em casa por encomenda, para entrega. No início, Batista conciliava o trabalho externo durante o dia e o interno com o delivery, à noite. E quando precisava viajar a esposa Fabiana e o filho, Gabriel, tocavam o negócio normalmente, não deixando faltar nada para os clientes.
A ideia de investir exclusivamente em pizzaria surgiu com as andanças pelo estado, frequentando inúmeros restaurantes, lanchonetes e, principalmente pizzarias que funcionavam também como restaurante, mas tinham limitações na hora de oferecer um cardápio. “Muitas vezes pedia uma determinada pizza e não tinham disponível, então pensei que, um dia quando abrir minha pizzaria, vou corrigir isso e me dedicar somente a esta área para que, quando uma pessoa vier ao estabelecimento, tenha todas as opções, quero ser uma referência em pizzaria”, comentou.
A Pizzaria du Batista, além do salão de atendimento ao cliente, possui um espaço exclusivo para a realização de eventos variados, seja festas de aniversário, casamento, confraternização ou reunião de empresa. Todo climatizado, o salão possui também janelas amplas, que podem ser abertas, caso necessário. “Por estar em uma parte alta da cidade, o espaço tem ventilação natural externa que percorre todo o salão, além de uma ampla visão panorâmica de grande parte da cidade”, destacou.
No cardápio, são 45 sabores diferentes de pizza, mas sempre com novidades, testes de sabores novos e experimentações a moda da casa e do pizzaiolo. “Saboreando uma pizza e tomando um bom vinho ou qualquer outra bebida, o cliente tem em nosso ambiente, um produto da melhor qualidade, feito com todo o carinho, e a cidade de Manhuaçu praticamente inteira ao alcance dos olhos”, disse orgulhoso ao lembrar a vista panorâmica.
Divisão da organização
Na Pizzaria du Batista, a organização das tarefas entre todos os colaboradores e no atendimento aos clientes é bem dividida. A esposa, Fabiana Barros, cuida das finanças e de logística, para fazer o empreendimento funcionar, tanto na produção quanto na entrega dos pedidos.
Já o filho Gabriel Barros, chamado por todos de Batistinha, cuida do atendimento no salão e da organização do espaço, fazendo também o marketing pessoal e marketing direto com os clientes. A filha, Lívia Maria, com 13 anos, completa a família e no momento se dedica aos estudos. “Deus me deu essa oportunidade, eu administro. Nesse trabalho 99 por cento é Deus, eu sou um por cento e busco levar da melhor forma possível para todos”.
A Pizzaria du Batista mantém uma tradição, que também faz parte da sua marca, de ser a única da cidade na produção exclusiva de pizza, resultando em muito mais qualidade no produto final. A empresa está presente também nas redes sociais como Facebook e Instagram. No Google Maps a Pizzaria do Batista é, pelo oitavo ano seguido, a empresa com maior acesso em todo o estado de Minas Gerais.
Mais Serviço: A Pizzaria du Batista está localizada na parte alta no bairro Colina, na rua Francisco Garcia Barbosa, número 486, próxima ao famoso campinho, que divide os bairros Colina e Pinheiro. O telefone e whatsapp para atendimento é 33 9 8464 1557.
Com informações da Revista Mais