Portal Caparaó - Equipe de Manhuaçu disputa a etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2024
Economia

Equipe de Manhuaçu disputa a etapa nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2024

12/05/2024 - Atualizado em 12/05/2024 13h33

MANHUAÇU (MG) - Foram conhecidas, nesta semana, as equipes que irão disputar a final nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2024. Ao todo, 27 equipes do Ensino Médio, Técnico ou profissionalizante e Superior dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe seguem na disputa. A equipe Lyon – Doctum – Campus Manhuaçu, com a professora mentora Geórgia Bittencourt foi a classificada em primeiro lugar em Minas Gerais no Nível Superior.

Nesta edição, que tem como tema “Economia Criativa – Indústria Audiovisual”, 1.668 equipes participaram do desafio. A final nacional será realizada nos dias 17 a 19 de maio, em Salvador, na Bahia.

O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo que os jovens vivenciem uma experiência digital de aprendizagem e desenvolvam competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Nesta edição, as equipes tiveram que produzir um curta-metragem de animação, com elaboração do roteiro, storyboard, gravação, edição do vídeo e apresentação de um pitch do filme para uma banca de jurados especialistas na área.

“O desafio propicia ao jovem a oportunidade de vivenciar a experiência de empreender, testando a sua capacidade de gerenciar negócios, tomar decisões e trabalhar em equipe. É um jogo dinâmico e motivante, que prepara os estudantes para o mercado ou para se tornar empreendedor da sua vida e carreira”, destaca a gerente da unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

O desafio foi composto por quatro fases, divididas em duas etapas – uma estadual (virtual) e outra nacional (presencial). A disputa utiliza um software de gerenciamento que avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. A cada rodada, as decisões das equipes são comparadas com as dos concorrentes, resultando em uma pontuação melhor ou pior no desafio. As equipes mais bem pontuadas vão avançando até chegarem à grande final.

Premiação

O Desafio Jovem Empreendedor 2024 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae BA, Sebrae SE e Sebrae Nacional em parceria com a empresa Inova GS. Esta é a quinta edição do desafio. Em 2023, 1.213 equipes de Minas Gerais e Pernambuco participaram da competição.

Entre os dias 17 e 19 de maio, em Salvador, serão conhecidos os grandes vencedores do desafio. Eles serão premiados com troféus, medalhas, certificado, premiações e viagens nacionais que serão divulgadas posteriormente. Além disso, o melhor filme de curta metragem, dentre todas as equipes do desafio, independente do avanço para a final, também receberá premiação especial.

Conheça as equipes finalistas de Minas Gerais

Ensino Médio Regular

GaviõesAlphaX GAX – Escola Estadual Mary Lucca Chagas – Caratinga. Professor mentor: Wanderson Gomes

Fênix – Escola Estadual José Gorutuba – Janaúba. Professor mentor: Paulo Cesar Costa.

Stitcher - Colégio CRA – Alfenas. Professor Mentor: Saulo Rocha Leite.

Ensino Médio Profissionalizante e Técnico

GRUPO NML – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Janaúba. Professor mentor: Cleber Roberto Souza.

NEXT STEP – Escola do Sebrae – Belo Horizonte. Professor mentor: Alexandre Vale.

Impacto empreendedor – SENAI Centro de Formação Profissional Geny José Ferreira – Nova Serrana. Professor Mentor: Lenon Aparecido Soares da Silva.

Ensino Superior

Lyon – Doctum – Campus Manhuaçu. Professor mentor: Geórgia Bittencourt

Focus – Unopar – Universidade Norte do Paraná – Janaúba. Professor mentor: Flavio Cantuaria Ribeiro

BORA – IFTM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Patos de Minas. Professor mentor: Carlos Lemos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.