REDAÇÃO - A startup CertifiCafé, de Manhuaçu, marcou presença na primeira edição do AgroConnect, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), por meio do programa Ibef Agro.
A empresa de tecnologia que une certificação, gestão e conexão com o mercado. A startup ajuda cafeicultores a certificar suas fazendas para que possam acessar novos mercados e melhorar a lucratividade. Tudo isto de maneira simples, rápida, barata e digital.
A CertifiCafé já conquistou a certificação internacional de dezenas produtores de café, abrindo valiosas oportunidades de negócios, especialmente na área de produção orgânica e de cafés especiais.
A empresa oferece certificação simplificada para quem mais precisa e tem impactado o setor cafeeiro do Brasil com seus resultados de excelência.
A equipe da CertifiCafé participou apresentando um pitch (uma apresentação direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da sua startup para um possível investidor) durante o AgroConnect.
PALESTRAS
O secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, fez palestra com o tema “Panorama do Agro Capixaba: oportunidades e desafios”. “No agro, mesmo os setores que estão em crise estão produzindo. Quem imaginaria que iríamos produzir trigo e soja? Tudo isso é fruto da nossa competência. Não podemos ser negacionistas em relação às mudanças climáticas e é por isso que temos de atuar de forma sustentável”, disse Bergoli.
O secretário também apresentou megatendências no setor. Entre elas, ele falou sobre sustentabilidade. “É uma tendência sem volta e é preciso surfar nesta onda. Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, a sustentabilidade emerge como uma necessidade premente, não apenas para as gerações futuras, mas também para a saúde e a prosperidade das comunidades atuais. Ela engloba uma variedade de práticas e políticas que visam reduzir o desperdício, minimizar o impacto ambiental, promover a equidade social e econômica e fomentar a resiliência frente às mudanças climáticas”.
O painel “Hubs capixabas”, com mediação de Gabriel Schaydegger, reuniu Carlos Henrique Neris, da representante do Hub Fucape; Douglas Passamini, do Lab 028; Flavio Aguilar, do Bussola Hub; Izabela Tessarolo, do Espírito Hub. As startups falaram sobre os desafios do mercado e como atuar sendo empresas de inovação.
O evento também contou com pitchs das startups selecionadas: AgricOnline, AZRD Agro, Cafeeiro, ECO55, FFIZ Gestão, MV Gestão Integrada, Smartirriga, SymbioTech e Agro Atlas Brasil.
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó