MANHUAÇU (MG) – A Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais (ACLA/MG) promoveu uma noite de reuniões e homenagens na Excalibur Hall, no centro de Manhuaçu. O evento marcou o início das comemorações do 15º aniversário da academia e incluiu uma “Noite de Autógrafos” com o escritor Comendador Fabrício Santos e um “Sarau Literário” que destacou talentos literários locais e regionais, além de prestar uma homenagem especial às mães da comunidade .
A antologia “Jubileu de Prata Comendador das Artes”, coautoria de 40 acadêmicos da ACLA/MG, foi o ponto alto da noite. Cada coautor recebeu o Certificado de Mérito Literário. O evento também contou com a entrega do Certificado de Mérito Cultural para diversas personalidades, incluindo Guilherme da CASA DO SOM, Jeferson da EXCALIBUR, Lourdinha Bracks da GALERIA BAALBAK, Negra Jô do Grupo de Dança Afro Pérola Negra e Teógenes Nazaré da TN TV. Além disso, foram lançados dois novos livros do Presidente Fundador da ACLA/MG, Comendador Fabrício Santos: “A Menina dos Olhos de Deus” e “A Vida do Professor em Contos e Crônicas”.
A presença do Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), que está comemorando o 12º aniversário da federação, deu um brilho especial ao evento. A noite também foi marcada pela posse de novos membros honorários da confraria literária.
A ACLA/MG reafirmou seu compromisso com a cultura e a educação, destacando que cada frase escrita e cada livro publicado são fundamentais para fortalecer a identidade e a tradição mineiras. O evento foi uma verdadeira jornada cultural, com apresentações de música, dança, artes visuais e recitais de poemas e poesias dedicadas às mães, verdadeiras heroínas do dia a dia. A homenagem às mães incluiu o sorteio de bolsas da grife Nêga Brasil, assinadas pela estilista e acadêmica Rita Santos.
O encerramento do evento foi marcado por uma Seresta em Homenagem às Mães, com um show acústico da dupla Fabrício Santos e Teógenes Nazaré, e a participação especial do baterista Eugênio Lessa, que animaram os presentes com um repertório variado de Música Popular Brasileira e clássica.
Com uma literatura no coração de Manhuaçu, a ACLA/MG continua a tecer a história cultural da região, inspirando e engrandecendo a vida de todos aqueles que têm a honra de fazer parte desta sociedade vibrante e criativa.
Teo Nazaré – Cidade Total.