BELO HORIZONTE (MG) - Faleceu na manhã deste domingo (19/05), o Presidente da Mantenedora do Centro Universitário UNIFACIG, Diretor do Colégio América e das unidades de ensino superior, Aloísio Teixeira Garcia. Ele foi professor e era membro da Academia Mineira de Letras, ocupante da cadeira de nº 36, fundada por Nelson Senna, que tem como patrono Eloy Ottoni (1764 - 1851). A despedida será realizada neste domingo, das 16h às 20h, na Capela Metropax (Santa Efigênia).
Segundo o presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão: “Aloísio Garcia teve uma vida plena de realizações, em que se destacam as atividades na área educacional e cultural. Foi secretário de estado nas duas áreas, em mandatos diferentes, além de presidente do Centro Universitário UNA e também do Centro Universitário UNIFACIG. Teve destacada atuação na Academia Mineira de Letras, de que foi Secretário Geral. Seu legado persistirá”, afirma.
Rogério Faria Tavares, presidente emérito da AML, comenta: “Aloísio Garcia foi um educador comprometido com a causa do ensino de qualidade, tanto na iniciativa privada quanto na vida pública. Sua atuação como Secretário de Estado da Educação comprovou isso. Como deputado estadual, renovou seu compromisso com essa causa. Na literatura, produziu poesia de destaque. Vivia muito a vida da Academia. Sempre honrou a instituição. Foi um de seus grandes benfeitores. Fará falta.”
O Centro Universitário UNIFACIG, também publicou uma nota de adeus neste domingo, comunicando com pesar o falecimento do Aloísio Teixeira Garcia.
“Homem digno, cidadão comprometido, Pai e avô dedicado, deixa um grande legado, fruto da sua dedicação à educação e à cultura. Que sua memória inspire as futuras gerações”, destaca a nota.
TRAJETÓRIA
Aloísio Teixeira Garcia, nasceu em Lavras, no sul de Minas, em 27 de abril de 1944. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou cursos de Especialização em Administração Financeira e Organização e Métodos na Fundação Getúlio Vargas – RJ. Realizou cursos de extensão em Cambio, Exportação , Importação e Auditoria Interna. Realizou curso de pós-graduação Lato Sensu em Comércio Exterior na UNA – Centro Universitário.
Foi diretor-adjunto do Bemge (1970-1972) e presidente do Instituto Brasileiro do Café (1984-1985) antes de ser eleito deputado constituinte pelo PMDB (1987-1991), tendo-se licenciado na época para ocupar o cargo de secretário de Estado da Educação. Foi também secretário de Estado da Cultura, chefe de gabinete dos Ministérios da Agricultura e da Indústria e do Comércio.
Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó