IÚNA (ES) - O chef de cozinha de Iúna, Nagem Antônio Abikahir, foi anunciado como finalista do concurso da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha (Abrachefs) 2024, pelo Espírito Santo. A grande final prática, meritocrática e justa do Abrachefs Nacional acontecerá em Macapá, capital do Amapá, de 31 de maio a 2 de junho.
A seletivas estaduais foram realizadas pela associação junto a entidades do setor em cada estado do Brasil. No entanto, o Espírito Santo não teve tempo hábil para realizar uma seletiva e, por isso, pelo regulamento do concurso, foi feito um convite ao chef com notoriedade para representar o estado. Como Nagem Antônio é o atual campeão estadual e brasileiro pelo Espírito Santo, além de ter o título de embaixador da gastronomia do Brasil pelo estado, foi escolhido.
Nagem Antônio Abikahir ganhou o concurso estadual, Enchefs, em 2022. Em seguida, ganhou o Prêmio Dolmã Nacional, onde recebeu o título vitalício de embaixador da Gastronomia do Brasil. "E, em 2023, ganhei o melhor prato do Caparaó", ressalta.
Chefs renomados
No concurso da Abrachefs, ele estará ao lado de chefs de cozinha de cada estado, com exceção do Rio Grande do Sul que não enviará representante, devido à tragédia climática que atingiu quase todo o estado. "Então, trata-se de uma competição importante em nível nacional que será muito disputada, porque vai contar com chefs renomados que já participaram, inclusive, do programa Master Chef e a única que conta com representantes de todo o Brasil", destaca Nagem Antônio.
Ele conta que só vai saber qual prato irá cozinhar na hora da prova, mas afirma que está preparado, apesar de ansioso, diante do tamanho do evento e da qualidade dos candidatos. "Além de um corpo de jurados experiente e internacional, composto de três franceses, um peruano e um brasileiro", conta.
Vocação de família
Nagem Antônio Abikahir é natural de Iúna, na região do Caparaó Capixaba, onde é proprietário de uma charcutaria, que fabrica linguiças artesanais, e de um restaurante, especializado em frutos do mar. Ele também faz eventos, participa de aulas shows, trabalha como personal chef e está iniciando cursos de charcutaria.
Advogado que se tornou cozinheiro, Nagem Antônio conta com o apoio da namorada Jéssika, da mãe Margarida e do pai, Antônio Nagem, além da sua filha Sâmia. Ele relata que iniciou na gastronomia pelos ensinamentos de sua avó Zuleika e sua mãe. Está no ramo da gastronomia há 23 anos, "mas as duas foram e são minhas professoras até hoje". "Cozinha é minha vida, de segunda a segunda", conclui.