REDAÇÃO - Assim como qualquer equipamento ou um veículo, por exemplo, os componentes da rede elétrica também têm uma vida útil e precisam de manutenção. Substituí-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura.
Para garantir esse conforto, a Energisa realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica ou obras de expansão e modernização do sistema elétrico como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade, o que contribui para a melhoria do serviço fornecido e reduz a incidência de ocorrências de interrupção.
“Acompanhamos o desenvolvimento populacional, a economia local e o comportamento social da população. Tudo isso interfere na quantidade de energia consumida. Precisamos atuar para garantirmos uma energia de qualidade aos nossos clientes”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Para realizar essas manutenções, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que em muitos casos permitem realizar o serviço sem desligar a rede elétrica. Para isso, eletricistas que trabalham com a linha energizada recebem treinamentos especiais e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho. Tecnologias também são utilizadas para que não ocorra o desligamento da rede elétrica, a exemplo do mega jumper, equipamento instalado de forma temporária na rede com o objetivo de manter o fornecimento de energia, além do gerado móvel. O objetivo é realizar a melhoria sem transtornos para os clientes. Com isso, em 2023, foi possível reduzir em cerca de 25% a duração das interrupções.
No entanto, em alguns serviços é necessário realizar o desligamento da rede elétrica com aviso prévio para que o serviço, que pode ser uma obra ou manutenção preventiva, possa ser realizado com segurança. Para receber esses avisos com antecedência e diretamente no seu celular, a Energisa Minas Rio orienta que os consumidores atualizem os dados cadastrais.
Os clientes residenciais são avisados sobre o desligamento programado por meio de rádios locais, via SMS ou e-mail. Além disso, o cliente também pode consultar os avisos de desligamento no site https://www.energisa.com.br. A atualização dos dados pode ser realizada sem sair de casa pelo Aplicativo Energisa On ou no endereço gisa.energisa.com.br.
“A ideia é que o cliente consiga se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada. Por isso é importante que o cliente mantenha o cadastro atualizado na empresa. Informações como nome completo, CPF e telefone para mensagem via WhatsApp ajudam bastante na hora do cliente receber os avisos de desligamento programado”, explica Valtair Teodoro, coordenador de Construção da Energisa Minas Rio.
Quer receber o SMS direto no seu celular? Basta atualizar o cadastro pelos canais digitais da Energisa, incluindo o número do celular e e-mail, além de atualizar o nome do titular e demais dados. Assim, fica mais fácil direcionar as solicitações dos clientes e o envio das mensagens:
- Site: energisa.com.br
- WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
- Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
- Call Center: 0800 032 0196.