MANHUAÇU (MG) - A campanha Maio Amarelo caminha para o seu encerramento com ações, para chamar a atenção da população, sobretudo, ao motorista, ciclista, motociclista, motoqueiro e pedestre, que todos os dias estão no trânsito. O Maio Amarelo, movimento que ganhou forma no Brasil a partir de 2014, é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil.
Durante todo o mês, a campanha foi desenvolvida com ação e atenção, voltada ao tema “Paz no trânsito começa por você”.
Para despertar os transeuntes, na manhã desta terça-feira, 2, o Departamento de Trânsito realizou a lavagem da faixa de pedestre, em frente a Matriz de São Lourenço, com a participação de alunos da Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, Agentes de Trânsito e equipe do SAMAL. A ação simboliza que o trânsito é dinâmico e, a campanha precisa ser contínua, a fim de evitar acidentes de trânsito.
Para o ex-presidente do Consep, Flávio Lacerda, ao participar da ação foi um momento de lembrar que o respeito à faixa de pedestre teve início em Manhuaçu, e foi exemplo para vários municípios em Minas Gerais. “Ao ver esses alunos em ação, querendo saber a razão de lavar a faixa foi importante, pois eles também criam uma nova mentalidade sobre o trânsito, para assim mudar atitudes e chamar a atenção daqueles que desrespeitam as normas. Esse tipo de ação deveria ser ato contínuo”, ressalta Flávio Lacerda.
O Diretor do Departamento de Trânsito e Mobilidade Urbana, Eustáquio Leite disse que, há a necessidade de trabalhar a educação no trânsito, para que todos tenham respeito, conhecimento e contribuírem para a paz no trânsito. “Percebemos que, infelizmente muitos acidentes acontecem pela falta de educação e consciência no trânsito. O objetivo aqui é o de conscientizar sobre a importância e o cuidado na travessia, além de chamar a atenção dos motoristas, motoqueiros, motociclistas e pedestres para saberem usar o trânsito com segurança”, Pontua Eustáquio Leite.
Eduardo Satil