SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - São João do Manhuaçu realizou o 1º Fórum Municipal de Enfrentamento e Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal Dona Durvalina.
A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Assistência Social (CRAS).
O Fórum fez parte das ações pelo “18 de Maio”, data cuja proposta é destacar o tema para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, garantindo a eles o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida.
No mês de maio, entre outras temáticas, a cor laranja tem sido utilizada para reforçar as ações de conscientização e combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Entre os pontos abordados, foram apresentados dados e casos sobre a violação sexual cometida no país e foi dada orientação aos profissionais sobre como podem agir em seu dia-a-dia de trabalho, quando se deparam com essas violações e sobre a obrigação legal de notificar as autoridades no caso de alguma suspeita.
Diversos convidados falaram aos participantes sobre a importância de informar e mobilizar a comunidade nessa campanha permamente. Toda pessoa tem a obrigação legal de denunciar suspeitas de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes às autoridades. O Disque 100 também pode ser utilizado para essas denúncias.