Portal Caparaó - Mineiros da lista vermelha da Interpol são presos pela PF ao desembarcarem em Confins
Segurança

Mineiros da lista vermelha da Interpol são presos pela PF ao desembarcarem em Confins

02/06/2024 - Atualizado em 02/06/2024 09h06

REDAÇÃO - Cinco brasileiros, foragidos da Justiça brasileira, foram presos pela Polícia Federal neste sábado (1) ao desembarcarem em Confins, em um voo de deportados dos Estados Unidos. Um deles é de Caratinga.

Todos eles, incluindo três mineiros, estavam na lista vermelha da Interpol. Um deles, com 43 anos, teve a Difusão Vermelha da Interpol publicada em 9 de outubro de 2023, em razão de homicídio cometido na cidade de Gonzaga, no interior de Minas, em outubro de 2005. Com a ajuda de dois comparsas, o deportado golpeou a vítima com um porrete, o que a levou a óbito. Condenado a 16 anos e 6 meses de prisão pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Virginópolis, o homem encontrava-se escondido nos Estados Unidos desde abril de 2019.

Igualmente alvo do Alerta Vermelho da Interpol publicado em março de 2023, hoje com 47 anos, o segundo fugitivo é natural de Caratinga e ocupava cargo eletivo em Novo Cruzeiro. Foi sentenciado a 25 anos de reclusão por tráfico de drogas e posse ilegal de munições calibre 9mm e peças de arma de fogo, pela Vara Única da Comarca de Novo Cruzeiro/MG.

O preso, segundo a PF, recrutava adolescentes para a venda de drogas e constava na lista dos principais procurados do Ministério Público de Minas Gerais. Empenhados em sua localização, policiais militares obtiveram informações de que ele estaria em Utah, nos EUA. Em maio, o foragido foi preso em Salt Lake City por policiais do escritório da ERO (Enforcement and Removal Operations).

O terceiro preso, hoje com 23 anos, nasceu em Governador Valadares e em agosto de 2022, teve seu nome inserido na lista vermelha de procurados internacionais da Interpol a pedido do juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares.

Em agosto de 2020, naquele município, o foragido fora flagrado na posse de 2 barras e 50 “buchas” de maconha prontas para serem comercializadas, além de um revólver calibre 38 com munição, delitos pelos quais foi condenado a quase 4 anos de reclusão. 

Com 40 anos e natural de Santa Iratema/PR, o quarto preso teve sua Difusão Vermelha publicada em novembro de 2023 com base em mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável, pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Paranavaí/PR. Durante seis anos, entre 2009 e 2015, na cidade de Paranavaí/PR, o capturado praticou diversos atos libidinosos contra a sobrinha.

O abuso contra a criança começou quando ela tinha apenas 6 anos e perdurou até seus 12 anos de idade. Pelo crime o homem foi condenado a 15 anos de prisão.

O quinto preso, com 43 anos de idade, possui mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo da 2ª. Vara Criminal de Aracruz/ES, pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra três vítimas.

Após exame de corpo de delito, dois presos foram conduzidos para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, um para o Presídio Antônio Dutra Ladeira e dois para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond onde ficarão à disposição da Justiça.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.