Estão incluídos no Proacesso 224 pequenos municípios, dos quais 88% com população menor que 10 mil habitantes. Destes municípios, 97% têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média de Minas. Além da chegada do asfalto, os municípios recebem outros incentivos e melhoria da infra-estrutura, como a eletrificação rural, ampliação da cobertura da telefonia celular, saneamento, além de saúde, educação e segurança pública. Buscando-se, assim, a redução das diferenças sociais.
Além de recursos do Tesouro do Estado, o programa conta com financiamentos do Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC). Dos 225 trechos do programa, nove são rodovias federais e as intervenções devem começar em 2008.
De acordo com o prefeito de Lajinha, Sebastião Moreira, esta obra era um antigo sonho dos moradores. “O acesso a nossa cidade é muito complicado e inviabiliza novos investimentos. A partir de agora, a vida será muito mais fácil para os habitantes de Lajinha”, comemora.