MANHUAÇU (MG) - Acadêmicos de Enfermagem (membros da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem – Faculdade do Futuro) visitaram a base do SAMU em Manhuaçu, onde foram recebidos com muito carinho e profissionalismo por todos os profissionais da equipe local.
Durante a visita, os acadêmicos conheceram as dependências e o fluxo do serviço prestado em atendimento pré-hospitalares, a funcionalidade desde a entrada do chamado de urgência, o processo de regulação e dispensação das viaturas para o atendimento e tiveram a oportunidade de conhecer uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
A participação dos alunos foi muito positiva. Eles tiveram a oportunidade de conhecer como realmente funciona o SAMU, esclarecer dúvidas e entender a importância da atuação do enfermeiro. A visita técnica ao SAMU é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que permite que o acadêmico relacione a teoria aprendida na sala de aula com a prática do dia a dia do profissional de Enfermagem e a dinâmica operacional do serviço.
O condutor Lourival, que hoje atua no NEPP do SAMU, ressaltou que o órgão está de portas abertas para os futuros profissionais da área da saúde. “Nosso intuito é que, ainda na faculdade, eles conheçam os nossos serviços e, com isso, possam contribuir para a melhoria da saúde”.