CARANGOLA (MG) - Na segunda-feira, 10 de junho de 2024, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, instalou a Unidade Avançada de Atendimento (UAA) no município de Carangola. Este passo significativo visa descentralizar e melhorar o acesso à Justiça em Minas Gerais, em conformidade com a Resolução PRESI 28/2024.
A criação da UAA em Carangola é um reflexo dessa iniciativa de descentralização. A UAA se constitui como uma unidade judiciária autônoma e ponto de inclusão digital, ficando administrativamente subordinada à direção da Subseção Judiciária de Manhuaçu.
A Subseção Judiciária de Manhuaçu atende 35 municípios, tendo alguns localizados a mais de 100 km da sede. O número de jurisdicionados ultrapassa 500 mil habitantes, dos quais apenas cerca de 90 mil residem em Manhuaçu.
Todo o processo de instalação desta unidade envolveu estudos prévios do TRF6 e a cooperação com órgãos públicos e entidades, para garantir um fluxo de atendimento ágil e eficiente ao jurisdicionado.
Serão prestados diversos serviços, incluindo atermação, atendimento às partes e advogados, perícias médicas judiciais e audiências por videoconferência. Isso significa que advogados e testemunhas poderão participar das audiências remotamente, sem a necessidade de deslocamento até Manhuaçu.
A implementação da UAA também envolve uma cooperação com o município de Carangola e a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Carangola/MG, que se responsabilizam pela cessão de espaço físico, mobiliário, equipamentos de informática, internet, funcionários e estagiários necessários para o funcionamento da unidade.
Ao inaugurar a nova unidade, a presidente do TRF6 prestou uma homenagem ao brilhante jurista e filho da terra, Victor Nunes Leal: “É com grande orgulho que inauguramos esta UAA em Carangola, terra do brilhante jurista Victor Nunes Leal, cuja trajetória foi marcada pela defesa dos direitos dos cidadãos, especialmente aqueles das zonas rurais e urbanas precárias. Victor Nunes Leal, advogado, jornalista, ministro do STF, escritor e membro da Academia Mineira de Letras, deixou um legado indelével com sua obra 'Coronelismo, Enxada e Voto' e sua dedicação aos valores de liberdade e democracia. É uma honra para o TRF6 instalar esta nova unidade na terra de um jurista tão inspirador”, destacou.
Com essa implementação, o TRF6 reforça seu compromisso com a acessibilidade e a eficiência na prestação jurisdicional, atendendo de maneira mais próxima e direta as comunidades de Minas Gerais.