MANHUAÇU (MG) - A partir do próximo dia 21, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em Manhuaçu, Caratinga e mais 166 municípios, segundo deliberação ocorrida nesta segunda-feira, 17, em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), presidido pela Anatel.
Com a decisão, serão 4.302 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo um pouco mais de 192,4 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 90,2% da população do Brasil.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do edital do 5G e abrange municípios em que a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
A EAF é a entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população de menor renda na substituição das antenas parabólicas antigas pelas novas parabólicas digitais, de forma totalmente gratuita.
Com essa liberação são 18 cidades mineiras entram na listagem: Manhuaçu, Caratinga, Alfenas, Almenara, Araçuaí, Boa Esperança, Engenheiro Navarro, Jacutinga, Machado, Mantena, Matias Cardoso, Monte Sião, Nanuque, Nepomuceno, Resplendor, São Sebastião da Bela Vista e Três Marias
Com essa liberação, encerra-se a Fase 5 com mais de um ano de antecipação, previsto pelo Edital para o dia 30/06/2025.
ANTENA DIGITAL
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Cabe destacar que em junho a EAF completou 2 anos de atividades de instalação, e atingiu a marca de mais de 3 milhões de kits de recepção de TV aberta na banda Ku desde o início das atividades, tendo a capacidade de instalar cerca de 10 mil kits por dia.
É fundamental que o interessado elegível realize o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.