MANHUAÇU (MG) - A Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu está preparando, para a realização do X Seminário Regional de Promoção Pela Igualdade Racial, para discutir a Educação Étnico Racial e Diversidade. O tema foi proposto para o evento, marcado para a próxima quinta-feira, 27, de 8h às 12h, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu, com o espaço para participação das escolas, instituições e população, para que todos venham interagir na contextualização do assunto e comportamento.
Quando se fala em discriminação, racismo, muitas pessoas não acreditam que ainda existe numa sociedade, que a princípio se considera muito evoluída. Às vezes causa surpresa, mas, há uma necessidade de práticas educativas, que possam contribuir para a compreensão e, a valorização da diversidade étnico-racial brasileira. O seminário vai apontar a relevância de as escolas estarem sequenciando o tema na grade curricular, agenda de pesquisas na área, as interfaces entre a educação científica, secundária e educação das relações étnico-raciais, com vistas ao combate ao racismo e à valorização da diversidade étnico-racial.
A palestrante será Maria Catarina Laboré Domingues Vale, diretora do Departamento de Políticas Sociais e Imprensa do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), subsede Divinópolis. Ela estará abordando o tema do X Seminário, de forma a motivar os participantes estarem voltados para a sociedade, que ainda trata com diferença, o mesmo ser humano que fez a diferença no passado. O presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, professor Marco Cabral conta que, tudo está sendo preparado com carinho, para que o assunto tenha amplitude entre os participantes.
Eduardo Satil