MANHUAÇU E SIMONÉSIA (MG) - A Associação dos Amigos de Meio Ambiente (AMA) liderada pelo ambientalista Eduardo Bazém entregou um quadriciclo para aprimorar o trabalho do naturalista Theo Anderson na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sossego do Muriqui, que abrange as áreas dos municípios de Simonésia e Manhuaçu.
O quadriciclo é fruto de recursos de emenda impositiva dos vereadores Inspetor Juninho Linhares e Administrador Rodrigo e também de doação da empresa Mineração Curimbaba, que é a proprietária da Reserva Natural.
“Conseguimos adquirir o nosso quadriciclo que é um veículo utilitário, que estrategicamente vem atender a nossa demanda na Mata do Sossego, que é uma região montanhosa de difícil acesso em todos os seus sentidos em todas as suas áreas de acesso, é muito complicado. Com a chegada do quadriciclo podemos manter o monitoramento de fauna constante, sem interrupções, porque agora temos condições de poder chegar nos lugares em todos os períodos, principalmente manter o contato com as comunidades em torno da Mata do Sossego, que são nossos amigos, porque sabemos que são as comunidades que fazem a conservação”, destaca Theo Anderson.
A RPPN Sossego do Muriqui abrange grande parte da região da Mata do Sossego, na região entre Manhuaçu e Simonésia.
“Todos ganham com esse novo equipamento. Os muriquis, toda a fauna, a comunidade, porque a floresta é uma caixa d'água. Produzimos a água que abastece boa parte das comunidades, tanto pra beber quanto pra agricultura, então assim, é uma ótima notícia pra todos. Um grande abraço de muriqui pra todo mundo”, finalizou Theo.
A RPPN Sossego do Muriqui tem 339 hectares, considerada a maior da região, criada pela Mineração Curimbaba e foi registrada no Instituto Estadual de Florestas (IEF) conforme portaria 69 de 13 de setembro de 2018. É uma ação concreta da empresa em prol da conservação do meio ambiente por inteiro.
Redação do Portal Caparaó