Portal Caparaó - CBH Manhuaçu realiza oficina de planejamento para obras da Iniciativa Rio Vivo
Geral

CBH Manhuaçu realiza oficina de planejamento para obras da Iniciativa Rio Vivo

02/07/2024 - Atualizado em 02/07/2024 17h04

MANHUAÇU (MG) - Será realizada na manhã desta quarta-feira (3) a oficina de planejamento para execução das ações da Iniciativa Rio Vivo na Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu. A oficina é voltada aos municípios de Manhumirim, São João do Manhuaçu, Luisburgo, Reduto, Alto Jequitibá e Manhuaçu, contemplados pela iniciativa. A oficina será realizada a partir das 08 horas, na Casa de Cultura, em Manhuaçu. 

Cerca de R$4 milhões serão investidos pelo comitê para a realização das intervenções. 

A assinatura do contrato com a empresa responsável pelas ações foi realizada em abril deste ano. Neste primeiro momento, está previsto o cercamento de 294 nascentes e 294 implantações de sistemas de tratamento de esgoto doméstico na região. “A participação dos municípios é muito importante neste momento. Os produtores rurais precisam conhecer o Rio Vivo, que iniciará com a expansão de saneamento rural e recomposição de APPs nascentes. O Comitê está fazendo um grande investimento em prol das nossas águas e da nossa gente”, destacou o presidente do CBH Manhuaçu, Genilson Tadeu. 

Rio Vivo

A fim de potencializar os resultados ambientais e promover a utilização dos recursos da cobrança pelo uso da água, os Comitês do Rio Doce optaram por trabalhar, de forma integrada, a iniciativa Rio Vivo, que prevê ações de cercamento de nascentes, construção de fossas sépticas e de barraginhas, além da implantação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para a população rural.

Até o momento, mais de 1.300 nascentes já foram cercadas ao longo da bacia hidrográfica do Rio Doce. O resultado representa o esforço coletivo de todos os comitês com a conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.