A Secretaria de Saúde de Manhuaçu confirmou na sexta-feira, 09, o primeiro caso oficial de pessoa infectada pelo vírus H1N1, conhecida popularmente por gripe suína. A informação foi dada pelo Secretário de Saúde do Município, Luiz Prata, ao Programa Show da Amizade, da Rádio Manhuaçu. Segundo ele, a pessoa que apresentou o quadro de H1N1 é de Manhuaçu, esteve internada, recebeu o tratamento recomendado e está em casa, recuperada. O resultado positivo do exame feito em laboratório oficial do Estado foi informado esta semana à Secretaria de Saúde.
SOB CONTROLE
Perguntado se esta notícia poderia gerar preocupação à população de Manhuaçu, Luiz Prata disse que não há necessidade disso, no entanto, recomendou que as medidas para se evitar a doença continuam valendo “prá toda vida”. Quanto aos riscos de novos casos surgirem, Prata, informou que todas as medidas foram tomadas pelo município, inclusive a implantação de um ambulatório para atender exclusivamente pessoas com sintomas de fortes gripes e casos suspeitos de H1N1. Mas, ressalta a importância de que todos façam sua parte observando os cuidados recomendados.
O QUE É H1N1
É uma doença respiratória que atinge porcos, causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.
SINTOMAS
Os sintomas em humanos são semelhantes aos produzidos por gripes comuns. Esses sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.
Luiz Nascimento 09/10/09 - 00:15 - portalcaparao@gmail.com