Portal Caparaó - 154 câmeras: PM inaugura primeiros pontos de videomonitoramento em Manhuaçu
Segurança

154 câmeras: PM inaugura primeiros pontos de videomonitoramento em Manhuaçu

08/07/2024 - Atualizado em 09/07/2024 09h14

MANHUAÇU (MG) - Os primeiros pontos de videomonitoramento do município de Manhuaçu foram inaugurados na manhã de sexta-feira, dia 05/07, nos distritos de Vilanova e São Pedro do Avaí. O projeto Sentinela é capitaneado pelo 11º Batalhão de Polícia Militar e vai somar 154 câmeras na cidade, distritos e vilas do município.

Realizado com recursos da Prefeitura de Manhuaçu, Câmaras de Vereadores e emendas parlamentares de deputados, o Projeto Sentinela conta com uma central de monitoramento no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) no batalhão de Manhuaçu com apoio do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep). Agora, na primeira fase estão sendo instaladas as câmeras nos distritos. Em agosto, a expectativa é implantar cerca de 50 pontos de monitoramento na cidade.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A iniciativa integra o uso de inteligência artificial (IA) para monitoramento em tempo real, conectando-se aos sistemas Hélios da PMMG e Córtex do Ministério da Justiça. Essa tecnologia permite o acompanhamento contínuo de veículos, pessoas e espaços públicos, otimizando a prevenção e resposta a crimes.

O lançamento do projeto foi feito pelo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Wesley Flávio Soares, acompanhado de representantes da prefeitura e da câmara municipal nos distritos de Vilanova e São Pedro do Avaí.

MONITORAMENTO TOTAL

Manhuaçu recebe o maior projeto de videomonitoramento do interior do estado de Minas Gerais. Ao final do processo, haverá um cerco eletrônico com imagens em todos os acessos das comunidades. “Nós estamos nessa primeira fase, inaugurando 37 pontos em distritos e povoados aqui em Manhuaçu, contemplando tão somente a zona rural do município. Na segunda etapa, que devemos iniciar em agosto, nós iremos implantar esse sistema de videomonitoramento na área urbana de Manhuaçu, com mais em torno de 40 a 50 pontos. Então nós temos aí já adquiridos, através de adesão à ata de registro de preços para Manhuaçu, 154 câmeras para serem instaladas no município. É um trabalho voltado para a segurança pública que conta com a participação da Câmara e da Prefeitura e também de emendas de deputados”, destaca Tenente Coronel Flávio.

Segundo o comandante do batalhão, o impacto social será muito grande. “Estamos trazendo mais segurança para os nossos distritos, trazendo mais segurança para o município e promovendo um impacto na qualidade de vida das pessoas”.

RESPOSTAS RÁPIDAS

O vereador Allan José Quintão participou da cerimônia e considera que a iniciativa trará mais segurança para toda a população de Manhuaçu e dos distritos. “Acredito que as câmeras e toda a tecnologia envolvida vai gerar respostas mais rápidas e eficientes. Na realidade, vai potencializar o trabalho da Polícia Militar”, pontuou.

O Presidente da Câmara Municipal, Gilson César, agradeceu a Deus pela implantação das câmeras em Vilanova e São Pedro do Avaí. “Devemos toda a honra ao altíssimo Criador por ter permitido esse projeto para a nossa cidade, mas também todos os distritos, todas as comunidades, principalmente aquelas mais distantes, como Dom Correa, Palmeiras e um dos maiores distritos que é aqui a nossa comunidade de Vilanova. Então hoje nós só temos que agradecer aos parceiros, prefeitura, vereadores e ao comandante, tenente coronel Flávio, que chegou com a ideia mais inovadora do que aquela que havia antes. Isso só traz benefício para a nossa sociedade”, ressaltou.

Já a vereadora Mariley do Carmo conta que um projeto pioneiro foi implantado em São Sebastião do Sacramento. No distrito, os índices de criminalidade caíram depois do sistema funcionando. “Quero agradecer à Câmara de Vereadores e a todos que se comprometeram com essa iniciativa. Que fique claro que esse projeto não é só para Manhuaçu, mas ele acaba contemplando todas as cidades vizinhas, por Manhuaçu ser a cidade polo e ter várias rodovias e ligações com os outros municípios”.

Grande parte da iniciativa é possível com os recursos da antecipação da devolução do duodécimo da Câmara Municipal. O valor de um milhão de reais do orçamento de 2024 foi devolvido para a compra das câmeras, além de recursos de emendas impositivas individuais de alguns vereadores e emendas dos deputados federal Euclydes Petersen e estadual Adriano Alvarenga.

O vereador José Eugênio, que também é comerciante no distrito de São Pedro do Avaí, não escondeu a alegria com as câmeras instaladas na comunidade. “Os pontos no distrito foram escolhidos de forma a fortalecer a segurança da nossa população, abrangem os principais corredores de veículos e pessoas e vão ajudar muito na promoção da sensação de segurança e na resposta da Polícia Militar e das demais forças de segurança. É um passo importante para a segurança, inclusive, dos nossos comércios e até mesmo de quem vem de fora”, avaliou.

A entrega dos novos pontos de videomonitoramento contou com a presença do Comandante da 72ª Companhia, Capitão Túlio, do ex-deputado federal Subtenente Gonzaga, a Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, entre outras autoridades dos dois distritos.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.