Portal Caparaó - Loja Maçônica União de Manhuaçu é homenageada em comemoração ao seu 126º aniversário
Geral

Loja Maçônica União de Manhuaçu é homenageada em comemoração ao seu 126º aniversário

12/07/2024 - Atualizado em 12/07/2024 17h12

MANHUAÇU (MG) - A Loja Maçônica União de Manhuaçu celebrou, no dia 1º de fevereiro de 2024, seus 126 anos de atividade contínua. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 10/07, marcada pela entrega do título “Cruz da Distinção Maçônica”, e reuniu importantes figuras da maçonaria e da comunidade local.

A cerimônia foi presidida pelo Venerável Mestre da Loja União de Manhuaçu, José Geraldo Moreira, o Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), Ademir Cândido da Silva, e o Grão Mestre do Estado de Minas Gerais (GOBMINAS), Jorge Luiz de Paula Ribeiro.

A mesa principal ainda foi composta pelo Grão Mestre do Estado do Espírito Santo - GOBES – José Paulo Tonoli, Grão Mestre Adjunto do Espírito Santo Derildo Martins da Costa, José Antônio Nascimento - Deputado Federal da Soberana Assembleia Federal Legislativa GOB, Macdarlley Wesley Cirilo - Deputado Estadual da Poderosa Assembleia Legislativa Estadual Maçônica, Delegado da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais - Marco Antônio Narciso, Juiz do Tribunal de Justiça Maçônico do GOB Minas - Jeremias José Mayrinck, e o Presidente da APAE Manhuaçu Charbel Felipe Silva.

História

Fundada em 1º de fevereiro de 1898, a Loja União de Manhuaçu se destaca pelo seu papel na disseminação dos princípios maçônicos e por suas contribuições sociais. Durante a cerimônia, foi destacado o apoio da loja à saúde pública, com a construção do Hospital César Leite, e à educação, ao abrigar a Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho por 40 anos, no campo social com o apoio na trajetória cinquentenária da APAE, bem como outras ações filantrópicas na cidade.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a entrega do título “Cruz da Distinção Maçônica” ao Venerável Mestre José Geraldo Moreira, realizado pelo Grão Mestre Geral do GOB. A homenagem reconhece a Loja por seu pioneirismo e dedicação à comunidade de Manhuaçu e somente é concedida à lojas maçônicas que completa o jubileu secular de prata, ou seja, 125 anos.

Além disso, foram entregues diversas distinções a membros destacados da maçonaria.

Foram homenageados da Loja Maçônica Propter Humanitaten de Manhumirim, com O Título de Benemérito da Ordem –Wagner Jorge de Oliveira Cosendey, e com a Estrela da Distinção Maçônica - Jorge Luís da Silva.

Já da Loja Maçônica União de Manhuaçu, o diploma de Mestre Maçom - Guilherme Henrique Barbosa de Laia, o Título de Benemérito da Ordem – Lucio Ferreira Barbosa e Osmar Miguel de Azevedo, com a Estrela da Distinção Maçônica - João Onofre de Oliveira, com o Título de Cruz da Perfeição Maçônica – Jeremias José Mayrink, Manoel Alves Caldeira Neto, Roberto Fois Coelho e Expedito Bertolace de Barros, e com a Comenda da Ordem do Mérito Dom Pedro I – Jose Antônio do Nascimento.

Inauguração da Escola de Aprendiz Maçom

A cerimônia também marcou a inauguração da Escola de Aprendiz Maçom “Irmão Afonso Gandra”, criada para homenagear o ilustre maçom Afonso Celso do Rosário Gandra. A escola tem como objetivo transmitir ensinamentos sobre a história, legislação, simbologia e filosofia maçônicas.

Pronunciamentos

O evento contou ainda com pronunciamentos de autoridades maçônicas, como José Geraldo Moreira e Ademir Cândido da Silva, que ressaltaram a importância histórica da Loja União de Manhuaçu. A cerimônia foi encerrada com uma saudação ao Pavilhão Nacional e um coquetel para os presentes.

A celebração dos 126 anos da Loja Maçônica União de Manhuaçu reafirmou seu compromisso com os valores maçônicos e com o desenvolvimento da comunidade local. A cerimônia contou com a presença de maçons de várias cidades da região do Caparaó Mineiro e do vizinho estado do Espírito Santo.

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.