A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas realizou nos dias 29, 30 de Setembro e 1 de Outubro, no Hotel Tauá, em Caeté, a 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Com o objetivo de estabelecer diretrizes para a consolidação e alinhamento do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, de discutir e elaborar a consolidação das propostas apresentadas nas etapas regionais e municipais, a Conferência foi promovida em parceria com o Conselho Estadual Antidrogas.
Com o tema “Violência, Drogas e Cidadania”, a Conferência Estadual é local de debates de eixos temáticos, que resultarão na formação de uma rede sócio-assistencial para o Estado.
Na avaliação do subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides a conferência é um espaço privilegiado de escuta dos anseios e perspectivas do cidadão mineiro acerca dos investimentos do Governo do Estado na gestão das políticas sobre drogas. “Este é, portanto, um espaço do exercício pleno de cidadania”, afirma Benevides.
A Conferência contou com delegados eleitos e delegados convidados, que foram indicados nas conferências municipais ou regionais. Os delegados eleitos tiveram direito à voz e voto, ficando reservado aos delegados convidados o direito somente à voz. Manhuaçu foi representada por 8 integrantes do Conselho Municipal Antidrogas.
Durante a plenária final, houve eleição de 30% dos delegados participantes e presentes, que representarão o Estado de Minas Gerais na Conferência Nacional ou evento similar. No final da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, foi produzido um documento que foi encaminhado ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e ao secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa.
A 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, além de delegados de 200 municípios mineiros, contou também com as presenças de Dom Irineu, representante da CNBB no Congresso Nacional e Pastoral da Sobriedade, e Padre Adolfo, fundador do projeto Amor exigente no Brasil.
Os representantes de Manhuaçu na Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas foram:
Maria Imaculada Dutra - representante da Câmara Municipal do Comad Cabo PM Edmar Francisco de Souza- Proerd e Comad
Roselane Aparecida Cerqueira – Secretaria de Saúde e Comad
Maria de Fátima Mayrink Brito –Secretaria de Ação Social
Pastor Itamar Alves Junior – AMEM
Regina Coutinho- Secretaria de Educação
Jadir – Representante da Sociedade Civil e da Juventude Carlinhos Ratinho – Sociedade Civil
Reportagem Klayrton Alves de Souza - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Manhuaçu - 13/10/09