Portal Caparaó - Tratamento do câncer: Inaugurado o Centro Oncológico Unimed
Geral

Tratamento do câncer: Inaugurado o Centro Oncológico Unimed

16/07/2024 - Atualizado em 16/07/2024 17h32

Manhuaçu entra em uma nova era no tratamento do câncer com a inauguração do Centro Oncológico Unimed. O novo serviço representa um avanço significativo na disponibilidade de tratamentos especializados para pacientes oncológicos.

Com uma equipe altamente qualificada, o Centro Oncológico está preparado para oferecer uma ampla gama de serviços especializados graças à presença de médicos oncologistas e hematologistas.

Entre os serviços oferecidos estão:

Diagnósticos hematológicos;

Biópsia de medula e miolograma;

Tratamentos de quimioterapia;

Terapias avançadas: hormonioterapia e imunoterapia;

As instalações incluem:

Salas de infusão bem equipadas

Áreas de suporte psicológico e nutricional

Touca térmica para reduzir as chances de queda de cabelo durante a quimioterapia

CERIMÔNIA

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Diretor Presidente da Unimed Vertente do Caparaó, Dr. Rodrigo Pereira, Diretor Financeiro Dr. Sérgio Alvim, a gerente geral Dra. Terezinha Fani, e a equipe do Centro Oncológico Unimed, médicos oncologistas Dr. Rodrigo Maganha e Dr. Victor Trevas e o médico hematologista Dr. Lucas Batista.

A abertura do novo espaço teve um momento especial com as bênçãos conduzidas pelo Padre Paulo Rogério, da Paróquia do Bom Pastor, e o Pastor Márcio Melo, da Primeira Igreja Batista de Manhuaçu.

O diretor do Centro Oncológico, Dr. Rodrigo Maganha, conta que é uma emoção muito grande inaugurar essa Clínica Oncológica que é um marco para a cidade. “Começamos essa história no ano passado, questão de adequação do espaço, reforma e tudo mais, mas finalmente agora estamos inaugurando um sonho, juntamente com a Unimed, que foi grande parceira nossa nessa decisão e estamos com o serviço de Oncologia para Manhuaçu e região, onde a gente consegue oferecer um serviço de ponta, da mesma forma que capitais. Aqui dispomos de medicações, imunobiológicos, que são coisas relacionadas ao avanço da oncologia e temos também aqui, que talvez seja um marco para a região, que o nosso centro dispõe no tratamento oncológico a touca térmica que evita a queda de cabelo e tudo mais, então assim é uma coisa inovadora e que traz um conforto maior para os nossos pacientes, principalmente do sexo feminino”.

Ele reforça ainda as vantagens do serviço de oncologia na cidade de Manhuaçu. “O paciente, em seu tratamento tem uso de medicamentos que às vezes causam enjoo, causa mal-estar, dá uma certa fadiga, então às vezes as pessoas têm que viajar para fora da região, tem que viajar para Belo Horizonte, então eu acho que isso traz uma grande facilidade porque ele vem aqui, faz o tratamento e daí ele volta para casa, questão de 15, 20 minutos depois do tratamento. Então isso traz uma tranquilidade muito boa e um conforto, qualidade de vida, que é uma coisa que a gente tem que pensar muito em quem faz tratamento oncológico”, detalha.

O médico hematologista, Dr. Lucas Batista, explica que “a hematologia é uma área da medicina que trata tantas doenças benignas do sangue como anemia, alterações de plaquetas, como também as alterações malignas do sangue, que são os cânceres hematológicos. São pacientes que são mais graves, que têm uma condição que necessitam de um tratamento mais precoce. E trazer isso para a Manhuaçu ajuda bastante os pacientes aqui da região, uma vez que eles não precisam ir a Belo Horizonte, para grandes cidades, para fazer o tratamento que a gente conseguiu trazer para cá”.

Com essa inauguração, os pacientes podem receber cuidados especializados e compassivos em nossa própria comunidade, oportunizando esperança e conforto para todos.

Jailton Pereira / Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.