MANHUAÇU (MG) - A Paróquia São José está completando três anos de existência em Manhuaçu, nesta quinta-feira (18/07). A matriz está localizada no bairro Bela Vista e reúne 17 comunidades.
Criada em 2021, por decreto do atual Bispo Emérito da Diocese de Caratinga Dom Emanuel Messias, ela tem como seu pároco o Padre Willis Gama. Uma celebração da Palavra será realizada na igreja matriz, às 19h30, nesta quinta-feira, para marcar o aniversário.
Em entrevista ao repórter Jailton Pereira, o sacerdote relembra a criação da paróquia há três anos.
“Agradeço a oportunidade de partilhar aqui um pouquinho da nossa caminhada paroquial. São 3 anos, exatamente no dia 18/07, dom Emanuel criou a nossa paróquia. A criação de uma paróquia tem vista exatamente ampliar o cuidado, zelo pastoral, a organização junto às comunidades e, nesses três anos, nós procuramos, com muito trabalho, organizar cada comunidade, os seus conselhos e coordenadores. Então a paróquia trabalha descentralizada, tem ali uma matriz, mas cada comunidade tem vida própria, tem as suas lideranças próprias, e nós procuramos, como pároco, manter essa comunhão e essa unidade nos trabalhos. Nós temos aquelas diretivas, aquelas orientações paroquiais, mas cada comunidade vai experimentando isso no seu dia-a-dia, com a sua liderança própria, com a sua realidade. Nós somos uma paróquia com dezessete comunidades e, apesar de estarmos no mesmo município, cada comunidade tem ali a sua realidade, os seus costumes, sua vida própria, então a gente respeita também isso né o jeito de cada comunidade viver a sua vida de fé”, destaca.
O Padre Willis Gama também destaca a boa participação da comunidade, em especial a juventude, e reforça que esse movimento é fundamental para o crescimento da Igreja.
“Nós temos um número bom de jovens participando tanto das celebrações, como também dos encontros e outras atividades paroquiais. A gente acredita que isso é devido ao fato de que a paróquia é um espaço acolhedor, as outras lideranças da comunidade são acolhedoras, incentivadoras. Nós temos um trabalho que tem crescido em relação a catequese e então aqueles que passam pela catequese, permanecem na comunidade. A gente vê esses jovens que terminaram o sacramento da Crisma, permanecem participando. Hoje nós temos um trabalho, que está começando, que é a tentativa de criar pequenos grupos de jovens, que vão fortalecendo esse número maior. A gente não se preocupa tanto em ter um encontro grande, a gente se preocupa com pequenos encontros e que vão fortalecendo o todo. Quanto menor o grupo, maior o diálogo, mais fácil dos jovens se conectarem um com o outro, porque às vezes na multidão a gente tá sozinho, mas quando o grupo é pequeno dá pra falar, dá pra escutar, então a gente investe nesses pequenos grupos que estão nascendo nas comunidades e eles é que fortalecem o conjunto. Então quando nós vemos essa grande quantidade de jovens o importante para gente é saber que eles estão conectados com um pequeno grupo onde eles se cuidam e cuidam um do outro são cuidados também”, reforçou.
CONVITE
O pároco também convida a comunidade para celebrar o terceiro ano da paróquia de São José. “Nós teremos uma celebração da palavra nesta quinta, às 19h30, conduzida pelos próprios leigos, os ministros da palavra da comunidade, aqui na matriz, às dezenove e trinta. Esse momento vai ser sucedido por uma confraternização, um momento mesmo ali de fraternidade, alguns representando as comunidades virão para participar com a gente. Queremos celebrar dessa forma: com bastante simplicidade, pensando naquilo que é uma característica da paróquia, os leigos, os coordenadores, os ministros assumindo essa função de celebrar, não é centralizar no padre ou na missa é até porque a paróquia tem muitos outros momentos celebrativos. Então, vamos viver esse momento assim: a celebração da palavra presidido por um ministro da nossa comunidade paroquial, vamos ter esse momento de agradecer a Deus, uma grande ação de graças, depois o grupo de jovens que nós temos aqui na matriz, o Emaús, vai fazer um momento de música comemorarmos esses três anos”, completou.
COMUNIDADES
A paróquia é formada pelas seguintes comunidades: São José – Bairros Bela Vista, Lajinha e Vila Deolinda; Nossa Senhora das Graças – Bairro Bom Jardim; Divino Espírito Santo – Ponte da Aldeia, e bairro Santa Luzia. Além disso, são treze comunidades rurais: Bom Jesus - Bem Posta; Imaculada Conceição - Boa Vista; Nossa Senhora Auxiliadora – Barra da Boa Vista; Nossa Senhora da Esperança – Vila Boa Esperança; Nossa Senhora das Dores - Ponte do Silva; São Geraldo – Barra da Taquara Preta; São João Batista – Vila Formosa; São José – Palmital; São José – Raiz; São Pedro - Vila Cachoeirinha; São Sebastião – Córrego São Sebastião; São Sebastião – Manhuaçuzinho; e São Sebastião – Taquara Preta.
Jailton Pereira / Portal Caparaó