MANHUAÇU (MG) - Uma demolição na Rua Antônio Wellerson, no trecho em frente ao banco Santander, realizada na tarde deste sábado, 20/07, causou pânico entre os moradores vizinhos. As máquinas chegaram sem aviso prévio, danificando casa próxima e deixando um rastro de preocupação.
Soraia, uma das afetadas, descreveu a situação. "Cheguei do trabalho e vi as máquinas descendo do caminhão. Ninguém nos avisou que iriam demolir a casa ao lado. Quando a demolição começou, o barulho era ensurdecedor, a parede tremeu e a cerâmica levantou. A parede do quarto da minha irmã foi demolida".
A situação foi ainda mais grave porque seus netos costumam passar as tardes de sábado jogando videogame nesse quarto. "Foi um livramento de Deus. Eles correram e conseguiram pegar a cama que caiu com a parede."
Mesmo após os protestos de Soraia, os trabalhos continuaram. "Desci e pedi para pararem, mas disseram que tinham ordem de demolição. O dono do terreno não nos avisou, e nossa casa ficou toda suja. As roupas no varal também ficaram imundas".
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados. A Polícia Militar registrou um boletim de ocorrência e os bombeiros também. A Defesa Civil esteve no local e retornará na segunda-feira para avaliar os danos e determinar as próximas ações. "A cerâmica soltou em várias partes, e a parede da sala está abalada. A casa de baixo teve mais prejuízos, pois a parede do quarto caiu", relatou Soraia.
Cabo Lucas, do Corpo de Bombeiros, foi um dos acionados para a vistoria. "Fomos verificar a obra de demolição, onde uma parede que era ligada nas duas casas foi derrubada e abriu acesso a uma residência vizinha. Orientamos os moradores a não utilizarem o imóvel até uma análise mais profunda da Defesa Civil. A obra foi paralisada até resolverem a situação".
Jailton Pereira - Portal Caparaó