Portal Caparaó - Conselho de Promoção pela Igualdade Racial inicia nova trajetória
Geral

Conselho de Promoção pela Igualdade Racial inicia nova trajetória

22/07/2024 - Atualizado em 23/07/2024 08h43

MANHUAÇU (MG) - O Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial (COMPIR), realizou na noite desta quinta-feira,18, a primeira reunião, após sua reativação e nomeação de seus membros titulares e suplentes. Com uma nova filosofia de trabalho, os membros escolhidos pretendem buscar novos ideais, exigindo respeito e valorização às pessoas que ainda sofrem com o preconceito e racismo, numa sociedade considerada desenvolvida e que “prega” a igualdade.

Na reunião, presidida pelo professor Luciano Lima, que contou com a presença de representantes da sociedade civil e Poder Público foram discutidos alguns pontos para o início das atividades, com a participação de todos os conselheiros comprometidos com o trabalho, que precisa ser focado, participativo com o envolvimento de toda a sociedade. Foi discutido na primeira reunião, o planejamento para a elaboração do Plano de Ação e elaboração do Regimento Interno. Também ficou definida que, as reuniões acontecerão na 3ª semana de cada mês, às 17:30h, para que haja a participação de todos que integram o Conselho Municipal pela Igualdade Racial.

Torna-se fundamental, que as pessoas saibam da existência do COMPIR, que retoma suas atividades com a finalidade de colaborar com os demais órgãos, na elaboração e no desenvolvimento de políticas de promoção pela igualdade racial, com ênfase na população negra. Também com o foco em outros segmentos étnicos, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação e reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político e cultural. “Queremos trabalhar de maneira forte, na conscientização da sociedade sobre a situação do racismo, que continua sendo praticado. Vamos trabalhar políticas públicas, com pontualidade para o fortalecimento de nossas ações no contexto geral”, destaca o presidente Luciano Lima.

Eduardo Satil

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.