REDAÇÃO - Aconteceu recentemente a primeira missão internacional envolvendo dez produtoras de cafés especiais do Brasil, uma iniciativa da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais; juntamente com a Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café, e o objetivo foi dar visibilidade aos cafés produzidos por elas. A região do Caparaó participou ativamente do movimento.
A missão começou no dia 25/06 com a visita a Embaixada do Brasil, sendo recebidas pelo Embaixador do Brasil em Copenhague (Dinamarca), Rodrigo de Azeredo Santos. No dia 26/06, elas tiveram a oportunidade de visitar algumas cafeterias e torrefações Top 10 do Mundo.
Do dia 27 ao dia 29 de junho as produtoras de café estiveram presentes na World Off Coffee, que é o maior evento de cafés do mundo. Depois participaram de um cupping apresentando seus cafés na Dinamarca, trabalho feito por Camila Silva Leão, responsável pelo setor na Embaixada Brasileira, e ali tiveram a oportunidade de grandes negócios. Também encontraram com a Conselheira Camila Olsen, chefe do setor de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura da Embaixada do Brasil na Dinamarca, bem como com a Presidente da SCA (Specialty Coffee Association), Vanusia Nogueira e Vinicius Estrela, que é Diretor Executivo da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).
“Confesso que foi um grande desafio. Esta oportunidade nos foi apresentada pela Aliança Internacional das Mulheres do Café – AIWCA, e tivemos 20 dias para nos preparar para a missão na Europa. Isso só foi possível devido aos parceiros que acreditaram no sucesso dessa missão: Cresol Minas, APEC, IG Caparaó e Rancho dos Gripp. Somos pequenos produtores e seria impossível irmos sozinhos, e claro, minha família que me deu todo apoio e depositou em mim toda confiança” disse Paula Gripp, formada em turismo rural, e que é produtora de cafés especiais da Fazendinha Coffee Gripp e da Cafeteria Coffee Gripp.
Portal Caparaó