MANHUAÇU (MG) - Neste domingo 21/07, aconteceu a primeira edição do Torneio dos 2 Reis de Xadrez na cidade de Manhuaçu. O torneio faz parte do calendário municipal e teve como local de disputa o espaço do Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad.
Enxadristas de 12 localidades fizeram suas inscrições sendo Ipatinga, Caratinga, Carangola, Manhumirim, Martins Soares, Pedra Dourada, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, São José da Lapa e Varre-Sai (RJ), Vila Velha (ES) e Manhuaçu, tendo seus representantes um grande duelo nos tabuleiros de xadrez nas categorias sub 12 (crianças de até 12 anos em 2024), categoria feminina e o Absoluto (jogadores sem restrições de idade e gênero). Torneio oficializado pela Federação Mineira de Xadrez (FMX) que viabilizará o cálculo de rating.
CAMPEÕES
Na categoria Sub 12, Raissa Aparecida da cidade de Varre-Sai RJ, foi a segunda colocada, garantindo a medalha de prata, sendo o campeão da categoria o jovem Christian Botelho Resende da cidade de São José da Lapa e 8 anos de idade, que recebeu o troféu com muito entusiasmo.
Na categoria feminina a medalha de bronze ficou com Angelica Mello, da cidade de Pedra Dourada, a medalha de prata ficou com Bárbara Kelly Dutra Fonseca de Manhuaçu e o troféu de campeã ficou com Ester Schote da cidade de Martins Soares.
Na categoria principal (Absoluto) sobressaiu o enxadrista Alessandro da Cunha Alves, representando a cidade de Vila Velha (Alessandro é natural de Manhuaçu), tornando-se campeão da primeira edição do torneio, a segunda colocação ficou com Getulio Rodrigues Paiva de Manhuaçu e a terceira colocação ficou com Lucas Otaviano Rocha de Martins Soares. O torneio foi muito intenso e equilibrado, onde nenhum dos jogadores conseguiu a pontuação máxima que seriam os 6 pontos.
O xadrez é o segundo esporte mais jogado no mundo e seus praticantes se beneficiam de raciocínio lógico, concentração, criatividade, foco, coordenação motora e melhora na tomada de decisões, bem como inclusão social e desenvolvimento pessoal.
O Torneio dos 2 Reis de Xadrez tem o objetivo de difundir e massificar a prática do xadrez em Manhuaçu e região, será anualmente no mês de Julho, em comemoração ao aniversário da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).