MANHUAÇU (MG) - O Arvoração, projeto de extensão do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) nos campi Manhuaçu e Santos Dumont, iniciará nos próximos dias um ciclo de ações dedicadas ao manejo seguro de árvores. O cronograma inclui atividades na região de Manhuaçu e em Santos Dumont.
Uma das mais aguardadas é o treinamento "Escalada e Poda Segura em Sistemas Agroflorestais (SAFs)", que será conduzido por especialistas alemães da escola de escalada da FSB Oerrel em uma área de produção de café agroflorestal localizada na propriedade Grota da Garapa, em Reduto (MG).
O treinamento será realizado em dois períodos: de 1º a 4 de agosto (Turma A) e de 6 a 9 de agosto (Turma B). Participarão pequenos grupos de agricultores e agricultoras e disseminadores selecionados de diversas partes do Brasil, todos empenhados em realizar as operações de manejo das árvores com segurança em suas propriedades e cidades. A atividade acontecerá em período integral, com hospedagem, alimentação, material e certificação gratuitos para todos os participantes.
Além do treinamento, a programação prevê ações no Campus Manhuaçu do IF Sudeste MG, na Escola Municipal Rosalina Calegário de Souza, em Simonésia (MG), e em Santos Dumont (MG), sempre com a presença dos especialistas alemães.
Confira:
Terça, 30 de julho, às 9h30
Formação de parcerias e boas-vindas aos integrantes do projeto no Campus Manhuaçu do IF Sudeste MG;
De 1º a 4 de agosto e de 6 a 9 de agosto
Treinamento "Escalada e Poda Segura em Sistemas Agroflorestais (SAFs)", em Reduto (MG);
Segunda, 12 de agosto, às 8h
Visita à Escola Municipal Rosalina Calegário de Souza, em Simonésia (MG), com roda de conversa com estudantes e demonstração de escalada e poda de árvore;
Quarta, 14 de agosto, às 8h
Demonstração prática em Santos Dumont (MG): escalada e poda de árvore para a comunidade na Praça Bias Fortes (Centro).
Parcerias
No Brasil o projeto conta com a ação dos campi Manhuaçu e Santos Dumont do IF Sudeste MG, além de agricultores de café em SAFs. Os colaboradores alemães são a escola de escalada da FSB Oerrel (instrutores), o grupo Grube (fornecimento de equipamentos) e a ONG ambiental Gespa (gestão e organização). As parcerias com as instituições alemãs resultaram na doação para o IF de quase 200 mil reais em equipamentos e serviços. Os escaladores vêm ao Brasil como voluntários, arcando com os custos de suas viagens.
A proposta do Arvoração é aprimorar o manejo e a manutenção de árvores por meio de técnicas avançadas de poda e escalada em Sistemas Agroflorestais e também em ações voltadas para a área urbana, onde a arborização é fundamental no enfrentamento do aquecimento global (que será tema central do projeto na parte final do ano). O intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Alemanha, país referência na área, também é um aspecto relevante da iniciativa. O coordenador do projeto é o professor e engenheiro florestal Helton Nonato, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.