MANHUAÇU (MG) - As eleições municipais de 2024 estão marcadas para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento das candidaturas já estão em andamento em todo o país.
Em Manhuaçu, a semana vai ser decisiva para a formação das chapas que devem disputar a prefeitura. Praticamente todos os partidos marcaram suas convenções para o próximo final de semana. O prazo derradeiro é a segunda-feira, dia 05 de agosto.
Atualmente, a lista de pré-candidatos para a disputa do cargo de chefe do Poder Executivo Municipal conta com seis nomes anunciados: Maria Imaculada (União Brasil), Cici Magalhães (MDB), Vinícius de Resende (Mobiliza), Eleonora Maira (Solidariedade), Dr. Alex Barbosa (Federação Brasil Esperança) e Aloísio Campos (PSD).
As convenções dos partidos MDB, Podemos, PRTB, PSDB/Cidadania, Republicanos e Agir acontecem no sábado, 03/08, a partir de 9 horas, na Câmara Municipal.
Também no sábado, no espaço do CEM, acontecem as convenções do PSB e do Solidariedade.
Já no domingo, 04/08, de 8 às 12 horas, acontecem as convenções do União Brasil, Avante, Progressistas, PL, PDT e PRD. O encontro será na Câmara Municipal.
Na segunda, fechando a série de convenções, será a vez do PSD realizar seu encontro municipal. O local também é a Câmara de Vereadores durante a manhã, de 8 às 11 horas.
O Partido Novo também marcou para segunda, dia 05/08, no salão de eventos do Hotel Itália.
No mesmo dia, durante a noite, na sede do Poder Legislativo, está marcada a convenção do partido Mobilização Nacional (Mobiliza).
As convenções são organizadas por meio dos partidos políticos para definir candidaturas majoritárias e proporcionais, além de decidir a realização ou não de coligações.
A partir da convenção, os partidos poderão registrar as candidaturas das chapas para prefeito e vice e para vereadores.
A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.
Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó