Portal Caparaó - Conselho de Educação discute retorno às visitas nas escolas municipais
Geral

Conselho de Educação discute retorno às visitas nas escolas municipais

30/08/2024 - Atualizado em 30/08/2024 18h38

MANHUAÇU (MG) - O Conselho Municipal de Educação de Manhuaçu realizou a reunião mensal, com a finalidade de discutir diretrizes, para o fortalecimento da educação no município, as ações para a realização de visitas periódicas às escolas e creches e participação ativa nas decisões relacionadas ao órgão.

Sob a presidência da professora, Andreia Lima, o conselho tem acompanhado de forma imparcial todas as ações que lhe competem, tendo a participação da sociedade civil na avaliação, definição e fiscalização das políticas educacionais. Agora, com mais uma atribuição que é, a de fiscalizar outros atos do gestor público, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle de uso de verbas da educação.

Assim, o Conselho Municipal de Educação exerce papel importante de articulador e mediador de demandas educacionais, desempenha função normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

A partir da próxima será retomada as visitas em escolas e creches, para saber se os espaços físicos atendem as necessidades e, se oferecem condições consideradas prioritárias e de qualidade.

A presidente do Conselho, Andreia Lima também destacou sobre o curso de capacitação, com a participação de alguns conselheiros, para o alinhamento de ideias tomadas de decisão. Outra novidade tratada é a criação do Sistema Municipal de Ensino em Minas Gerais e, o papel dos Conselhos Municipais de Educação.

O município, caso venha aderir o novo modelo, a atuação do conselho no que se refere à gestão colegiada das políticas educacionais municipais, ficará mais presente ainda. “A cada dia, nossa participação esta ficando mais relevante. Precisamos nos preparar, pois, o Sistema Municipal de Ensino será mais um desafio para todos nós”, explica Andreia Lima.

Eduardo Satil

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.