MANHUAÇU (MG) - “Foi uma experiência única para mim”: com essa frase, o Ultramaratonista Leandro Antônio, morador de São João do Manhuaçu definiu sua participação na competição realizada, no fim de semana na Espanha. Ele integrou a equipe de 18 atletas da Seleção Brasileira, no Campeonato Mundial de Montanhas (Skyrunning).
Para preparar fisicamente e psicologicamente, o ultramaratonista realizou vários treinos no Parque da Siritinga e Alto Caparaó, para ganhar resistência e técnica aperfeiçoada a fim de enfrentar outros atletas fortes e experientes nessa modalidade, principalmente Skyrunners. Leandro Antônio participou na última sexta-feira, 06 da prova de 5K (VK) e ontem (domingo,8) participou dos 37 K Skyrace e teve ótimo desempenho. Ontem mesmo, saiu o resultado do Campeonato Mundial de Montanhas, tendo a equipe da Seleção Brasileira classificado em 14º lugar, entre os 44 países participantes.
Antes de deixar a Espanha, o Ultramaratonista, Leandro Antônio conversou com a reportagem sobre sua participação e os desafios enfrentados. Segundo ele, disputar o campeonato na Espanha, vestindo o uniforme da Seleção Brasileira foi algo sensacional e até difícil descrever. “Para mim, a palavra "perfeição" deve ser usada com cuidado no esporte, mas não parece absurdo recorrer a ela para definir o que sentimos aqui, representando a Seleção Brasileira de Skyrunning. Ficamos em 14º lugar e fomos aplaudidos”, comemora o atleta.
Um desafio diário
Além da força e determinação, para chegar à Espanha, Leandro Antônio contou também com o apoio de pessoas amigas e, algumas instituições que acreditaram em sua capacidade. Ele ressalta que, para realizar o sonho de correr em uma prova internacional pela Seleção Brasileira de Skyruning, representando a sua cidade (São João do Manhuaçu) e o País, no desafio mais importante de provas de montanhas como o mundial na Espanha foi sublime. O ultramaratonista agradeceu a Deus à realização do sonho, aos familiares pelo apoio e, os amigos que ajudaram realizando vaquinha e rifa. “Aos patrocinadores, @joaocarlosjuniorcarlos, Secretaria de Esporte, prefeitura de São João,Cresol, @papelariadodudu, @barbearia_bela_vista, @cristianomatias789, @petshopcentersaojoao, @sintraf_saojoao e aos amigos que apoiaram e torceram por mim”, destaca orgulhoso Leandro Antônio, que já pensa na próxima seletiva, que acontecerá em 2026.
Eduardo Satil / Cidade Total