Policiais do Curso Especial de Formação de Sargentos da Polícia Militar do 11º BPM acompanharam na segunda-feira, 19, no Fórum Desembargador Alonso Starling, uma seção do Tribunal do Júri.
Os policiais puderam conhecer todos os tramites de um julgamento: a apresentação do réu, a acusação desenvolvida pelo Ministério Público, a defesa por parte dos advogados e por fim o veredicto e sentença proferida pelo juiz.
O juiz da Vara Criminal, Dr. Walteir José da Silva, é professor de Direito Processual Comum Militar dos policiais do CEFS e teve a iniciativa de convidá-los para assistir ao julgamento. “Os policiais, cabos com mais de dez anos de serviço, estão fazendo o curso especial. Após entendimento com o comandante, achei interessante que pudessem compreender e visualizar o que acontece aqui. Essa atividade serve especialmente para orientar sobre procedimentos e medidas que devem tomar quando de serviço em julgamentos”, destacou.
Foram 35 policiais que aproveitaram a atividade para ampliar seus conhecimentos sobre o trabalho da Justiça.
O magistrado ainda aproveitou a ocasião para estender o convite. “É um convite para a população participar mais. A comunidade só se faz presente em julgamentos de repercussão. O cidadão deve vir ao fórum e conhecer o funcionamento da Justiça”.
Jailton Pereira - 22/10/09 - 09:18 - portalcaparao@gmail.com