RIO DE JANEIRO (RJ) - Nesta segunda-feira (23/09), a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Caratinga e Delegacia de Ipanema e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, em ação coordenada pela 19ª Delegacia de Polícia Civil de Tijuca, efetuaram as prisões de três criminosos com mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas. A operação foi realizada sob a supervisão do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC).
Entre os presos está Laércio dos Santos Gonçalves, apontado como uma liderança significativa do tráfico de drogas no estado de Minas Gerais, contra quem também constam mandados de prisão pelos crimes de homicídio e associação para o tráfico. Os criminosos, oriundos do município de Ipanema, Minas Gerais, estavam foragidos desde uma ação anterior, deflagrada na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Após fugirem da operação anterior, os suspeitos passaram a se esconder na comunidade do Vidigal, onde foram monitorados continuamente pelas equipes de inteligência das Polícias Civis de Minas Gerais (Ipanema e Caratinga) e a PCRJ.
Cumpridas as formalidades legais, os criminosos foram encaminhados para o sistema prisional em Benfica, onde ficarão à disposição da Justiça.
A operação conjunta entre as forças policiais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro reforça o comprometimento das autoridades no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas interestadual, intensificando a colaboração entre as instituições.