Portal Caparaó - Manhuaçu: Cometa do século já é visto por aqui
Geral

Manhuaçu: Cometa do século já é visto por aqui

01/10/2024 - Atualizado em 01/10/2024 15h07

MANHUAÇU (MG) - O cometa A3 2023 (Tsuchinschan-ATLAS) já está sendo observado e registrado pelos apaixonados por astronomia em Manhuaçu e região. O astro foi apelidado de “cometa do século” pelo seu potencial em aparecer muito brilhante no céu noturno.

O cometa A3 2023 foi descoberto inicialmente em 9 de janeiro de 2023 pela equipe da Estação XuYi (Observatório da Montanha Vermelha - Tsu Chin Shan, China, porém como estava muito distante não foi tratado como cometa. Em 22 de fevereiro de 2023, foi catalogado pela equipe do Projeto ATLAS (África do Sul) como sendo um asteroide rasante. Somente mais tarde foi identificado como cometa e com previsão de atingir brilho extremo entre setembro e outubro deste 2024. Em razão de muitas decepções com relação ao brilho de cometas, a sociedade astronômica prevê ser o cometa do século, em razão da consistência nas estimativas visuais apresentadas até agora, embora haja receio de que o cometa possa se desintegrar na época da passagem próxima ao Sol.

Importante observar que os cometas estão em distâncias enormes e sua passagem não é rápida como muitas pessoas podem pensar, confundindo com as chamadas “estrelas cadentes”, que nada mais são que pequenos detritos que se incendeiam ao adentrar na atmosfera da Terra e provocam um clarão rápido no céu.

Cometas vêm de bilhões de quilômetros e sua passagem só pode ser percebida com observação de um dia após o outro.

O A3 C/2023, em 27 de setembro, estará a 58 milhões de quilômetros do Sol, quando atingirá o máximo brilho. Em 12 de outubro ele passa mais próximo da Terra numa distância de 71 milhões de quilômetros.

Atualmente sua magnitude está entre 4.0 e 3.0 e pode ser observado antes do amanhecer (04:30 às 05:00) até o dia 02 de outubro e poderá ser visto a olhos nus, ou seja, sem qualquer equipamento, antes do nascer do sol.

Veja uma foto registrada em Manhuaçu/MG às 04:38 do dia 24/09.

Lembrando que quanto menor a magnitude maior é o brilho no firmamento. O Sol é o astro mais brilhante com -26, a Lua -12, o planeta Vênus -4, o planeta Júpiter -2, a estrela mais brilhante: Sírius -1, as conhecidas 3 Marias tem magnitude entre 1 e 2.

Cometas não são fáceis de ser serem observados, geralmente exige-se um pouco de paciência e atenção, lembrando que um observador na zona rural, longe das luzes da cidade, pode visualizar um astro com magnitude 6 e na cidade, sob as luzes, no máximo magnitude 3. Para observar o cometa então será necessário procurar um local com menos luminosidade.

Na segunda semana de outubro poderá atingir magnitude -4, após o pôr do sol (18:20 às 19:30), podendo ser visto no Brasil de 14 a 30 de Outubro, todavia a magnitude vai aumentando a cada dia, quer dizer, dia 14 o cometa vai brilhar bem mais e seu brilho vai caindo à medida que os dias passem até desaparecer e nunca mais voltar. Neste período de outubro, o planeta Vênus, será um bom ponto de referência para se observar o cometa, pois este estará um pouco à direita do planeta mais brilhante.

Foto registrada em Manhuaçu/MG às 04:42 do dia 24/09.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.