SIMONÉSIA (MG) - O naturalista e fotógrafo Theo Anderson anunciou nesta quinta-feira, 03/10, o nascimento de mais um filhote de muriqui, na região do Sossego em Simonésia.
“Agora, com o início da primavera, encerra-se o período de reprodução, ou seja, o período de nascimento de filhotinhos na Mata do Sossego. Além daqueles nascimentos que já divulgamos agora tem um muito especial, que é o da muriqui Eduarda, que é símbolo da Mata do Sossego. Ela teve mais um filhotinho. E enfim, estamos muito felizes, acabamos de comunicar o pessoal do projeto que estuda os muriquis. Enfim, todo o nascimento deve ser comemorado”, destacou.
O naturalista explicou que a notícia é muito importante para a região. “O muriqui é uma espécie que está criticamente ameaçada de extinção. Há uma estimativa dos cientistas que existem menos de 1500 indivíduos na natureza hoje. O muriqui é o maior macaco que existe no continente americano, ou seja, desde lá do Alasca até lá no Ushuaia, lá na Patagônia, ele é o maior macaco. É brasileiro e é da mata atlântica, mas está criticamente ameaçado de extinção. E os cientistas têm cinco critérios para classificar uma espécie. O muriqui está no último grau, então é por isso que todo filhote, quando nasce, a gente está comemorando”, pontuou Theo Anderson.
Redação do Portal Caparaó