REDAÇÃO - Entre os dias 7 e 11 de outubro, uma delegação de coordenadores de cursos e professores do UNIFACIG esteve na cidade de Santiago, no Chile, em uma missão de aprendizado e troca de experiências com universidades e faculdades do país. O objetivo da viagem foi conhecer as últimas inovações acadêmicas e tecnológicas, com um foco especial em Laboratórios de Simulação Realística, que são referência na área da saúde.
A equipe foi composta pelos coordenadores Soraia Caetano (Odontologia), Roberta Mendes (Enfermagem), Igor de Souza (Direito) e o professor Reginaldo Souza. Eles visitaram diversas instituições chilenas para absorver conhecimentos que possam ser aplicados ao contexto acadêmico do UNIFACIG.
Na agenda de viagem, a delegação esteve em alguns dos mais importantes centros acadêmicos do país, como a Faculdade de Ciências Médicas, a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC) e seu Centro de Inovação UC Anacleto Angelini; a Universidad Bernardo O’Higgins, a Universidad Diego Portales, e encerraram a agenda com uma visita à Universidade do Chile.
Tecnologia e inovação acadêmica
Para a coordenadora do curso de Odontologia, Soraia Caetano, essa experiência é uma oportunidade de enriquecer o conhecimento acadêmico. “A visita ao Chile nos permite trazer para o UNIFACIG o que há de mais moderno em tecnologias e métodos educacionais. Isso nos ajuda a manter nossos cursos competitivos e sempre alinhados às melhores práticas mundiais,” destacou.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Roberta Mendes, reforça a importância dessa missão para a área da saúde. “Estamos conhecendo o que há de mais inovador em laboratórios de simulação e em soluções para empreendedorismo e inovação, que são fundamentais para formação dos nossos alunos na atualidade. Essa troca de experiências vai impactar diretamente a formação dos futuros profissionais de enfermagem e da saúde, garantindo que saiam preparados para os desafios do mercado,” disse.
O coordenador do curso de Direito, Igor de Souza, também ressalta a importância dessa troca de experiências para todas as áreas do conhecimento. “A inovação não se restringe à saúde. No Direito, por exemplo, estamos cada vez mais focados em trazer novas metodologias de ensino que estimulem a prática e o pensamento crítico dos alunos. Essa viagem é uma chance única de nos atualizarmos e pensarmos em formas de implementar essas mudanças no UNIFACIG,” destacou.
A delegação visitou os centros acadêmicos no Chile com o intuito de fortalecer ainda mais a qualidade do ensino no UNIFACIG e preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho.