REDAÇÃO - O Cup of Excellence (CoE), principal concurso de qualidade para café especial no mundo, que celebra seus 25 anos em 2024, definiu, no sábado, 26 de outubro, as 40 amostras, entre as 612 inscritas, que participarão da Fase Internacional do certame, que começou na segunda, 28.
Até a próxima sexta-feira, 1º de novembro, na sede da entidade anfitriã Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), em Franca (SP), 22 juízes internacionais, de 10 países, avaliarão esses lotes e definirão, com anúncio em cerimônia do dia seguinte, os vencedores da competição, que é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
No total, os 40 finalistas representam 33 municípios, que estão situados em 10 origens produtoras de quatro Estados do país. Na categoria Experimental, voltada a cafés que passaram por processo de fermentação induzida, os 12 lotes concorrentes foram produzidos nas regiões Café da Canastra (MG), Cerrado Mineiro (MG), Chapada Diamantina (BA), Mantiqueira de Minas (MG) e Região Vulcânica (SP).
A categoria Via Seca, que avalia os cafés naturais, secos com casca, tem 14 finalistas, que representam as origens Café da Canastra, Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas (MG), Região Vulcânica e Sul de Minas (MG). Outras 14 amostras disputam a categoria Via Úmida (cafés despolpados, desmucilados e cerejas descascados) e foram produzidos nas regiões Café da Canastra, Campo das Vertentes (MG), Cerrado Mineiro, Chapada de Minas (MG), Chapada Diamantina, Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo (ES).
SELECIONADOS DAS MATAS DE MINAS
Na Categoria Via Seca, Sergio Cotrim D'alessandro, de Manhumirim.
Na Categoria Via Úmida, os produtores Alexandre de Andrade Emerich - Sítio Bela Vista - Alto Jequitibá; Ercilei José de Oliveira - Sitio Pedro Varinha - Manhuacu; Osvaldina Alves Dutra - Sítio Boa Vista - Caputira; E Waldemar Ferreira de Paula Neto - Vista Brigadeiro; de Pedra Bonita.
Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó